O LUGAR COMO CATEGORIA DE ANÁLISE NA GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ABORDAGENS DIDÁTICAS NA CARTOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.51120

Resumo

Ao pensar o ensino de Geografia e a Cartografia Escolar não se pode perder de vista as distintas categorias de análise que permeiam a ciência geográfica, pois é nessa inter-relação que o professor dessa componente curricular pode pensar criticamente o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem. Com base nisso, esse trabalho tem por objetivo apresentar a evolução do conceito de lugar nas escolas geográficas e a contribuição dessa categoria de análise da Geografia para algumas abordagens metodológicas da Cartografia Escolar em sala de aula.  Para o seu desenvolvimento, realizou-se a abordagem teórica da categoria de análise lugar e após apresentou-se as metodologias voltadas à Cartografia Escolar. Conclui-se que o estudo do lugar, baseado na Cartografia Escolar, é eficaz para o desenvolvimento do pensamento espacial e para o estimulo ao raciocínio geográfico, centrais ao ensino de Geografia na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Geografia (Passagem Direta para o Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Mestre e Licenciado em Geografia pela UFSM. É integrante do Laboratório de Cartografia e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS) da UFSM. Foi integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (UFSM). É colaborador do Observatório de dados da COVID-19 da UFSM. Pesquisa na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra, Doutora e Pós-doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015, 2019 e 2021). Atualmente é Professora Adjunta de Geografia Humana no Departamento de Geociências da UFSM.

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atualmente é professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio do Instituto São José de Santa Maria. 

Roberto Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), especialista em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais-CEIOSO, pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo-USP (1996). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria nos cursos de graduação em Geografia presencial e a distância e na Pós-Graduação em Geografia.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

Rizzatti, M., Lampert Batista, N., Spode Becker, E. L., & Cassol, R. (2021). O LUGAR COMO CATEGORIA DE ANÁLISE NA GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ABORDAGENS DIDÁTICAS NA CARTOGRAFIA ESCOLAR. Revista Tamoios, 17(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.51120

Edição

Seção

Artigos