O LUGAR COMO CATEGORIA DE ANÁLISE NA GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ABORDAGENS DIDÁTICAS NA CARTOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.51120Resumo
Ao pensar o ensino de Geografia e a Cartografia Escolar não se pode perder de vista as distintas categorias de análise que permeiam a ciência geográfica, pois é nessa inter-relação que o professor dessa componente curricular pode pensar criticamente o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem. Com base nisso, esse trabalho tem por objetivo apresentar a evolução do conceito de lugar nas escolas geográficas e a contribuição dessa categoria de análise da Geografia para algumas abordagens metodológicas da Cartografia Escolar em sala de aula. Para o seu desenvolvimento, realizou-se a abordagem teórica da categoria de análise lugar e após apresentou-se as metodologias voltadas à Cartografia Escolar. Conclui-se que o estudo do lugar, baseado na Cartografia Escolar, é eficaz para o desenvolvimento do pensamento espacial e para o estimulo ao raciocínio geográfico, centrais ao ensino de Geografia na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.