DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E DIFUSÃO ESPACIAL DO CORONAVÍRUS/COVID-19 NO BURQUINA FASSO (ÁFRICA OCIDENTAL)

Autores

  • Abdoul Azise Sodoré Universidade Joseph KI-ZERBO
  • Frédéric Monié UFRJ - PPGG
  • Léonard Pegwendé Pouya Universidade Joseph KI-ZERBO

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50604

Palavras-chave:

Coronavírus/COVID-19, difusão espacial, África subsaariana, Burquina Fasso

Resumo

Resumo. A trajetória da pandemia de Coronavírus/COVID-19 na África subsaariana e em Burquina Fasso seguirá provavelmente o padrão temporal e espacial observado internacionalmente: uma fase contágio comunitário seguirá, com intensidade e impactos variáveis, a importação do vírus do exterior. Neste cenário, Burquina Fasso já se singulariza pela elevada taxa de contaminação da população pelo Coronavírus e de letalidade do COVID-19. O país se diferencia também pela complexidade dos processos de difusão espacial da pandemia que articulam lógicas reticulares e territoriais de contágio em diversas escalas geográficas. Apesar de suas limitações intrínsecas, a teoria da difusão espacial fornece recursos metodológicos que, a condição de incorporar varáveis analíticas adaptadas à compreensão do mundo global contemporâneo, consideramos muito relevantes para o estudo da natureza da cadeia de contágio e dos mecanismos de disseminação do vírus na sociedade e no espaço.

Biografia do Autor

Abdoul Azise Sodoré, Universidade Joseph KI-ZERBO

Expert em Desenvolvimento Territorial Sustentável

Laboratoire d’Études et Recherche sur les Milieux et Territoires (LERMIT)

Frédéric Monié, UFRJ - PPGG

Léonard Pegwendé Pouya, Universidade Joseph KI-ZERBO

Especialista em Sistemas de Informação Geográfica / Sensoriamento remoto; Laboratoire Études et Recherche sur les Milieux et Territoires (LERMIT)

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Sodoré, A. A., Monié, F., & Pouya, L. P. (2020). DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E DIFUSÃO ESPACIAL DO CORONAVÍRUS/COVID-19 NO BURQUINA FASSO (ÁFRICA OCIDENTAL). Revista Tamoios, 16(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50604