PRODUÇÃO TERRITORIAL PORTUÁRIA NA AMAZÔNIA: AJUSTES, ORDENAMENTOS E PRÁTICAS ESPACIAIS FACE A PRODUÇÃO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DE SANTANA, AMAPÁ, BRASIL

Autores

  • Jondison Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) http://orcid.org/0000-0001-6400-7445
  • Jocianny Carla da Silva Sardinha Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Magdiel Eliton Ayres do Couto Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Jodson Cardoso de Almeida Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
  • Ricardo Angelo Pereira Lima Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.49034

Resumo

A década de 2000 foi marcada por um acelerado processo de financeirização da economia mundial como também por uma forte conexão, integração e cooperação de regiões, países, instituições multilaterais, multinacionais e fundos, que vierem compor: i) um jogo de inclusão de espaços; ii) uma “modernização e seletividade espacial” (especialização produtiva e especulativa); iii) uma divisão internacional e territorial do trabalho; e, iv) a tecnificação do território. Esse cenário reverbera-se na região Amazônica no desembarque ou em planejamentos de uma série de projetos de infraestrutura, ligados ao setor do agronegócio; no caso, para a construção de corredor logístico de escoamento e fluidez de commodities agrícolas. Dentre desse corredor (no caso específico, o Arco Norte) está o estado do Amapá, particularmente, o munícipio de Santana, como fonte de atenção e projetos (concretos e alguns já em operação) e de centro de concentração do excedente e da acumulação capitalista, por meio de investimentos públicos e privados, principalmente no setor de infraestrutura portuária. Levando em consideração tais fatos o artigo tem por objetivo analisar a produção territorial portuária na Amazônia (política territorial), por meio dos ajustes, ordenamentos e práticas espaciais, na configuração espacial do Complexo Portuário de Santana, no estado do Amapá.

Biografia do Autor

Jondison Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Possui formação interdisciplinar. É Licenciado em Ciências Naturais (2007/UFPA), Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2009/UFPA), Mestre em Ciências Ambientais (2012/UFPA), Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (2018/UFPA) e Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional (UNIFAP/2020). Tem experiência: na área de Educação Ambiental e Uso Sustentável de Recursos Naturais; Relação Sociedade-Natureza; Política ambiental Portuária; ambientalização empresarial; planejamento; sustentabilidade ambiental; conflitos socioambientais; Estudo sobre gestão ambiental e responsabilidade social corporativa de cunho crítico; políticas públicas territoriais. Hoje atuando principalmente: Estado, políticas públicas, investimentos infraestruturais e portos (criticamente), desenvolvimento regional, politicas territoriais, grandes projetos na Amazônia (hidrovias, mineração, ferrovias e hidrelétricas), resistências sociais e efeitos socioterritoriais (desigualdades e vulnerabilidades). Além da territorialização do agronegócio, fluidez territorial de commodities agrícolas (soja e milho) e os conflitos/conflitualidades.

Jocianny Carla da Silva Sardinha, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Magdiel Eliton Ayres do Couto, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Jodson Cardoso de Almeida, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Analista em Geoprocessamento e Georreferenciamento da Universidade Estadual do Amapá - UEAP. Mestre em Desenvolvimento Regional (PPMGDR/UNIFAP)

Ricardo Angelo Pereira Lima, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1994), Mestrado em Geografia Humana - Universidad Autónoma de Barcelona (2000), Doutorado em Geografia Humana - Universidad Autónoma de Barcelona (2004) e Doutorado em Géographie et Aménagement - Université de Toulouse II (Le Mirail) (2004). Atualmente é professor Associado I, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Dinâmicas Territoriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Amapá, Amazônia, Políticas Públicas, sustentabilidade, meio ambiente, gestão ambiental pesqueira e desenvolvimento territorial. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Rodrigues, J. C., Silva Sardinha, J. C. da, Ayres do Couto, M. E., Almeida, J. C. de, & Lima, R. A. P. (2020). PRODUÇÃO TERRITORIAL PORTUÁRIA NA AMAZÔNIA: AJUSTES, ORDENAMENTOS E PRÁTICAS ESPACIAIS FACE A PRODUÇÃO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DE SANTANA, AMAPÁ, BRASIL. Revista Tamoios, 16(3). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.49034

Edição

Seção

Artigos