O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.48947

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do raciocínio geográfico na prática educativa do professor de Geografia. Em busca de alcançar esse propósito, utilizou-se a pesquisa qualitativa na produção e análise dos resultados, nos quais foram utilizados o procedimento bibliográfico e de campo. No primeiro, a pesquisa bibliográfica, realizaram-se levantamentos do referencial teórico atinente ao raciocínio geográfico e às estratégias didático-pedagógicas. Em campo, foram feitas observações sistematizadas com um professor de Geografia durante o segundo semestre de 2018.  Os resultados mostraram que o raciocínio geográfico é um processo cognitivo que pode ser desenvolvido no ensino pelo professor de Geografia. E, para isso, faz-se necessário a mobilização dos conhecimentos da ciência geográfica, do pedagógico e das condições do contexto do aluno. Sendo assim, as observações das aulas de um professor de Geografia apresentaram algumas dificuldades em tal desenvolvimento, pois não houve apropriação dos fundamentos da Geografia, tampouco a articulação do pedagógico com a realidade do aluno.   

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UnB/ Doutorando

Doutorando  em  Geografia pela universidade de Brasília (UnB), mestre em Geografia também pela UnB, professor de Geografia desde 2008, membro do grupo de Ensino, Aprendizagem e Formação de professores de Geografia (GEAF-UnB).

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília (UnB)/Professora Adjunta (Departamento de Métodos e Técnicas) na Faculdade de Educação e no programa de Pós-Graduação em Geografia.

Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Geografia, no processo de formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao ensino/aprendizagem desse campo disciplinar, nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a "Identidade, Território e Paisagem" no contexto da Região Centro - Oeste e do Distrito Federal e "Educação em Geografia" em nível do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (LEPEGEO) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Possui significativa experiência em trabalhos referentes à Gestão ambiental de Terras Indígenas e Educação Ambiental. Técnica Especializada Nível 5 no Ministério do Meio Ambiente, na modalidade de contrato temporário, com exercício no Programa de Zoneamento Ecológico - Econômico do Território Nacional/PZEE (2003-2007), Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente/SINIMA (2007-2008) e Programa Nacional de Meio Ambiente/PNMA (2007-2010). (Texto informado pelo autor)


Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Luz Neto, D. R. S., & Leite, C. M. C. (2020). O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Tamoios, 16(3). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.48947

Edição

Seção

Artigos