RATZEL E A GEOPOLÍTICA DAS POTENCIALIDADES

Autores

  • Wendell Teles Lima Universidade do Estado do Amazonas - UEA Centro de Estudos Superirores de Tabatinga - CSTB
  • Ana Maria Libório de Oliveira Instituto Federal de Brasília IFB
  • Iatiçara Oliveira da Silva Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Sebastião Perez de Souza Secretária da Educação do Estado do Amazonas SEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.47242

Resumo

A Geopolítica é um importante campo de estudo que foi a partir dos anos estigmatizado de 1940 e estendendo-se aos anos de 1970 com o movimento de renovação, a estigmatização desse conhecimento começa com as críticas à Friedrich Ratzel, uma ascensão da Alemão e a busca de uma hegemonia na Europa. O geógrafo alemão foi grande contribuinte para constituição da análise espacial e seus elementos estruturadores, saindo do viés naturalizante de sua época e, tendo como ponto de vista a preocupação com poder, potencialidades existentes no território e as projeções dos Estados. Os recursos físicos foram fundamentais na constituição do poder nos Estados e no desenvolvimento das teorias geopolíticas. Este artigo teve como objetivo apresentar como se encontra nos dias atuais a configuração territorial e, seus elementos naturais ainda são pertinentes na análise do território para a geopolítica, tendo a pesquisa bibliográfica indicando a importância dessa análise. O desenvolvimento dessa pesquisa ocorreu em função de demonstrar que a análise geopolítica é importante para a compreensão dos territórios estatais que é nosso foco. Objetivando pontuar a importância da configuração geográfica, dos elementos naturais nas formas projetivas dos territórios e da longevidade das ideias ratzelianas fundamentais nos dias atuais e na geopolítica. 

Biografia do Autor

Wendell Teles Lima, Universidade do Estado do Amazonas - UEA Centro de Estudos Superirores de Tabatinga - CSTB

Doutorando em Geografia pela UFPR

Mestre em Geografia - UNIR

Especialista em Turismo e Gestão do Território (UFAM)

Bacharel em Geografia (UFAM)

Graduação em Geografia (UFAM)

Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos (UEA)

Professor Assistente do Centro de Estudos Superiores

(CESTB), Bolsista da Fapeam

 

Ana Maria Libório de Oliveira, Instituto Federal de Brasília IFB

Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade Educação Matemática na Universidade do Minho em Portugal, Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Título revalidado pela Universidade Federal do Amazonas equivalente ao Título de Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Especialista em Docência do Ensino Superior - UCAM/RJ (2003) e Graduada em Licenciatura em Ciências e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Araxá - MG (1999). Pesquisadora, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade - NEPECS/CNPQ, membro do Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos - GPEG/CNPQ, membro do Núcleo de Pesquisa em Matemática, Educação e Sociedade/CNPQ. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Brasília - campus Estrutural. Sobretudo, atuando na Formação dos Cursos de Engenharia, Tecnologia e Licenciatura, promovendo as Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia, assim como, Matemática Aplicada.

Iatiçara Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Possui graduação em Licenciatura em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, ensino de ciencias e biologia, aprendizagem significativa, ludicidade e divulgacao cientifica.

Doutoranda em Educação Ambientaç na Univerisdade do Mato Grosso

Sebastião Perez de Souza, Secretária da Educação do Estado do Amazonas SEDUC)

Epsecialista em Libras 

Mestrando em Educação 

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Lima, W. T., de Oliveira, A. M. L., da Silva, I. O., & de Souza, S. P. (2020). RATZEL E A GEOPOLÍTICA DAS POTENCIALIDADES. Revista Tamoios, 16(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.47242

Edição

Seção

Artigos