PANORAMA HISTÓRICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CACHOEIRAS DE MACACU: A FACE DOS ANOS 2011 A 2013

Autores

  • Lisia Cristina Vieira Garcia
  • Anderson dos Santos Portugal Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)/ Colaborador laboratório de Biodiversidade UERJ/FFP (Departamento de Ciências)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.46523

Resumo

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece uma ordem de prioridade para o gerenciamento dos resíduos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Este trabalho traz um levantamento dos resíduos sólidos gerados no município de Cachoeiras de Macacu nos períodos de 2011 a 2013. Os dados e documentos foram disponibilizados pela Fundação Macatur e da Secretaria Municipal do Ambiente. De acordo com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, os serviços públicos de limpeza urbana prestados em Cachoeiras de Macacu, se caracterizam por: coleta domiciliar; coleta de resíduos sólidos dos serviços de saúde; coleta de resíduos sólidos de construção e demolição; coleta seletiva; serviços de poda de árvores e capina e varrição em logradouros públicos; coleta de pneumáticos; coleta de óleo vegetal usado; coleta de embalagens vazias de agrotóxicos; coleta de pilhas, baterias e eletroeletrônicos. A quantidade de resíduos sólidos coletados no município de Cachoeiras de Macacu é de cerca de 34,7 toneladas por dia. Há aumento no número de domicílios e demografia no município e de 2011 a 2013 mesmo com projetos que indicam planejamento para a contratação de serviços públicos de coleta domiciliar de resíduos sólidos urbanos estes se mostram não abrangentes e escassos a população. Este tipo de trabalho é necessário, pois somente com levantamentos dos problemas que envolvem a temática, é possível se estabelecer prioridades para o melhor bem estar da população.

Biografia do Autor

Anderson dos Santos Portugal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)/ Colaborador laboratório de Biodiversidade UERJ/FFP (Departamento de Ciências)

Conclui o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Ciências Biológicas Botânica,  atuo como Mediador presencial da  Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e sou colaborador laboratório de Biodiversidade UERJ/FFP (Departamento de Ciências) atuando em pesquisase orientações.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Garcia, L. C. V., & Portugal, A. dos S. (2020). PANORAMA HISTÓRICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CACHOEIRAS DE MACACU: A FACE DOS ANOS 2011 A 2013. Revista Tamoios, 16(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.46523

Edição

Seção

Artigos