CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GEOGRAFIA DA VIDA COTIDIANA: JOÃO DO RIO, UM FLÂNEUR DOS TRÓPICOS

Autores

  • Anael Ribeiro Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.45339

Resumo

O presente estudo se propõe a analisar parte do que foi produzido por João do Rio entre o fim séc. XIX e o início do XX como contribuições aos estudos da Geografia urbana brasileira, tendo como recorte espacial a metrópole carioca sob o véu da belle époque, a partir de uma categoria de análise central: a vida cotidiana. O arsenal teórico-metodológico no qual se buscou      subsídios estão associados aos estudos no interior da teoria crítica. Ao final, ao aproximarmos a obra de João do Rio com a as condições objetivas no espaço-tempo a partir das quais sua arte ganhava corporeidade, observando-se o lugar que ocupa o cotidiano em suas crônicas, bem como papel da rua enquanto lócus dos encontros.            

Palavras-chave: Arte; João do Rio; Vida Cotidiana.

Biografia do Autor

Anael Ribeiro Soares, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2014) e mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP (2019) na área de Geografia Urbana. Durante a graduação foi bolsista do PIBID e membro do grupo de estudos Geografia e Criatividade. Já Atuou como professor do ensino básico da rede privada de ensino na região do Cariri-CE e atualmente é professor da rede estadual de ensino do estado do Ceará. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Urbana e Ensino de Geografia, interessando-se pelos seguintes temas: Geografia, arte e criatividade; Produção do espaço urbano; Vida cotidiana e a reprodução do espaço urbano e metropolização do espaço.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Soares, A. R. (2020). CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GEOGRAFIA DA VIDA COTIDIANA: JOÃO DO RIO, UM FLÂNEUR DOS TRÓPICOS. Revista Tamoios, 16(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.45339

Edição

Seção

Artigos