A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA REDE DE RECICLAGEM DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A MANUTENÇÃO DA INDÚSTRIA DE RECICLAGEM

Autores

  • Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (2020). https://orcid.org/0000-0002-2489-7655

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.43890

Palavras-chave:

Espaço, Rede, Catadores de Materiais Recicláveis, Indústria da Reciclagem

Resumo

O espaço capitalista é constituído a partir das relações sociais que, traduzidas segundo uma lógica de produção, circulação e acúmulo de capital, do consumo e da exploração de força de trabalho, instituem-se em relações de trabalho que centralizam ou marginalizam os sujeitos, fragmentando a sociedade em classes. Esta reflexão corresponde a um olhar específico acerca de uma das categorias de trabalho que compõe a lógica capitalista; a catação de materiais recicláveis, como os sujeitos que compõem esta prática: os catadores. Para tanto, o objetivo deste trabalho é o de compreender qual a relação entre o trabalho de catação realizado pelos catadores de material reciclável da rede de reciclagem do Rio de Janeiro e a manutenção da indústria de reciclagem do Estado. Neste sentido, buscamos destacar os conceitos de espaço e rede e a correspondência destes conceitos com este fenômeno, em que os trabalhadores envolvidos são pilares fundamentais com seus papéis e práticas laborais. Embora não se possa afirmar que a presente proposta concentra-se em uma ‘única’ verdade a respeito deste fenômeno, busca-se colaborar enquanto uma das possíveis análises a respeito do trabalho de catação intrínseco à Indústria de Reciclagem e, por sua vez, à lógica capitalista, a partir de uma abordagem Geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz, Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (2020).

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (2020). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2019), Graduação em Geografia - Ênfase em Sistemas de Informações Geográficas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (2008). Analista de geoprocessamento e/ou software do PANGEA - Centro de Estudos Socioambientais. Tem experiência nas áreas de educação ambiental, gestão e saneamento ambiental, disposição de resíduos sólidos, tecnologia social, geoprocessamento, logística de materiais, cadeia da reciclagem e políticas públicas para catadores de materiais recicláveis. Interesse de investigação: Rede de reciclagem, cadeia da reciclagem, políticas públicas de coleta seletiva, percepção ambiental, formação e estratégias de educação ambiental, gestão integrada de resíduos sólidos, tratamento de resíduos sólidos, formação e mobilização de catadores de materiais recicláveis, tecnologias sociais para gestão integrada de resíduos sólidos e viabilização de exercício profissional de catadores de materiais recicláveis. Responsável por implantar o software CATAsig, PLACAR DA RECICLAGEM e por ministrar cursos, palestras, capacitações em várias cooperativas de catadores no estado da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E-mail: uilmer@ufmg.br.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

XAVIER DA CRUZ, Uilmer Rodrigues. A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA REDE DE RECICLAGEM DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A MANUTENÇÃO DA INDÚSTRIA DE RECICLAGEM. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 16, n. 2, 2020. DOI: 10.12957/tamoios.2020.43890. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/43890. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos