ALGUMAS INFLUÊNCIAS TEÓRICAS DETERMINANTES DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO EM JOSUÉ DE CASTRO: UM PRELÚDIO

Autores

  • José Arnaldo dos Santos Ribeiro Junior Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor de Geografia no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão – Campus Avançado Porto Franco (IFMA - CAPF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.43717

Resumo

Investiga algumas influências teóricas determinantes do conceito de desenvolvimento em Josué de Castro (1908-1973), caracterizando sua origem histórica, suas principais influências teóricas, hipóteses básicas e proposições fundamentais. Particularmente, procura-se reconstituir historicamente e dialeticamente a trajetória teórica do escrito: Crise social e desenvolvimento econômico do mundo. Os aspectos do subdesenvolvimento em Josué foram primeiramente estudados por Giuseppe Di Taranto (1993 [1978]) que apontou a dupla influência do dualismo econômico – através da obra do economista William Arthur Lewis (1915-1991) e da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) – e do neomarxismo do também economista André Gunder Frank (1929-2005) na obra de Castro. Embora Di Taranto conheça o texto Crise social e desenvolvimento econômico do mundo ele não se debruça sob o mesmo. Esta lacuna na importante obra de Giuseppe anuvia as insignes contribuições teóricas advindas do economista Ragnar Nurkse (1907-1959), Vladimir Ilyich Ulyanov – Lênin – (1870-1924) e Karl Marx (1818-1883). Por conseguinte, aponta-se a contradição entre as citadas influências teóricas que resultarão num desenlace no mínimo inesperado:  Josué de Castro – defensor dos camponeses e operários, crítico do colonialismo/imperialismo – acaba por suster o capitalismo enquanto saída para os problemas dos países subdesenvolvidos.

Biografia do Autor

José Arnaldo dos Santos Ribeiro Junior, Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor de Geografia no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão – Campus Avançado Porto Franco (IFMA - CAPF)

Possui Graduação (2011) em Geografia Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestrado (2014) em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Especialização (2014) em Filosofia Ética e Política pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA-¬registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisado CNPq) e do Núcleo de Estudos do Pensamento Socialista (NEPS-¬registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq). Tem habilidade na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária; Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento, Projetos de Desenvolvimento, Conflitos ambientais, Teoria e Método da Geografia, Geografia Renovada, Modernidade e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Ribeiro Junior, J. A. dos S. (2020). ALGUMAS INFLUÊNCIAS TEÓRICAS DETERMINANTES DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO EM JOSUÉ DE CASTRO: UM PRELÚDIO. Revista Tamoios, 16(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.43717

Edição

Seção

Artigos