DISTRIBUIÇÃO E FONTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS AO LONGO DO ARCO PRAIAL DE JACONÉ-SAQUAREMA (RJ)

Autores

  • Lucas Ferreira Corrêa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • André Luiz Carvalho da Silva Professor Adjunto do Departamento de Geografia da FFP-UERJ
  • Ana Beatriz Pinheiro Universidade Federal Fluminense
  • Valéria Cristina Silva Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Andrea Viana Macedo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Emanuelle Assunção Loureiro Madureira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.42363

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar os macro e micro resíduos sólidos no arco praial de Jaconé-Saquarema (RJ) quanto à distribuição, composição e fontes, para identificar a relação dos materiais encontrados com os diversos usos e a dinâmica costeira. A área de estudo, com 19 km de extensão, compreende os municípios de Maricá (oeste) e Saquarema (leste), respectivamente. Os monitoramentos foram realizados em cinco locais ao longo do arco praial, entre verão e inverno de 2018. Os macro resíduos foram identificados numa área de 25x50m; os microplásticos foram extraídos de sedimentos coletados na linha de deixa, numa área de 1x1m e 5cm de profundidade. Os resultados mostram que o lixo composto por plásticos é predominante. Verificou-se uma maior concentração no setor oeste da praia de Jaconé e no verão. Apesar do maior fluxo de turistas no setor leste, o lixo é recolhido com frequência, o que não ocorre nos demais locais. Nessas praias de mar aberto, o lixo se encontra em grande parte desgastado, devido ao retrabalhamento pela ação das ondas. Alguns materiais encontrados (como inseticidas, desodorante e baldes) não são descartados por frequentadores locais, mas trazidos pelas correntes marinhas. Verificou-se a presença de microplásticos nas praias estudadas, com destaque para as fibras, provenientes da degradação de outros materiais.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FFP-UERJ

André Luiz Carvalho da Silva, Professor Adjunto do Departamento de Geografia da FFP-UERJ

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da FFP-UERJ. Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). É docente do curso de graduação e Pós-graduação (Stricto Sensu e Lato Sensu) em Geografia e tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia sedimentar; evolução costeira; erosão, dinâmica e sedimentologia de praias; intemperismo de rochas ornamentais; geologia e oceanografia da Antártica. É bolsista do Programa de Prociência da UERJ e pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Paleobiogeoclimáticos (NEPaleo) do diretório de grupos de pesquisas do CNPq.

Ana Beatriz Pinheiro, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra na UFF. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UERJ-FFP, com área de concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, atuando na linha de pesquisa em Natureza e Dinâmica da Paisagem. Graduada em Licenciatura em Geografia plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Membro do Laboratório de Dinâmica da Natureza (LabDIN). Estagiou no Centro de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, no setor de cartografia (CHN-32) exercendo atividades relacionada a cartas náuticas, como atualizações e reimpressão. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiro, gerenciamento costeiro, dinâmica de praias, sedimentologia, poluição por óleo.

Valéria Cristina Silva Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre pelo programa de pós-graduação em Geografia (2018) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), com área de concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, atuando na linha de pesquisa em Natureza e Dinâmica da Paisagem. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia (2015) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Atualmente é membro do Laboratório de Dinâmica da Natureza (LabDIN). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica praial, vulnerabilidade costeira, geomorfologia e sedimentação de ambientes costeiros.

Andrea Viana Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), área de concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia. Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no curso de Licenciatura Plena em Geografia (2013 /2017). Durante a formação atuou principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia Física na Formação de Professores (Bolsista de Iniciação à Docência - 01/06/2014 à 31/12/2014); Geomorfologia Costeira, Poluição Marinha, Contaminação por Resíduos Sólidos (bolsista do Programa de Bolsa- auxílio UERJ: Monitoria), na disciplina de Geomorfologia Costeira ( 01/05/2015 à 31/12/2016). Professora do Ensino Fundamental e Médio.

Emanuelle Assunção Loureiro Madureira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), área de concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia. Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013 / 2018). Com especialidade na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física e atuou ao longo da formação acadêmica principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Costeira, Poluição Marinha, Contaminação por resíduos sólidos. Bolsista de Iniciação Científica / PIBIC - UERJ (2015 - 2017). Professora de pré-vestibular comunitário.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Corrêa, L. F., Silva, A. L. C. da, Pinheiro, A. B., Pinto, V. C. S., Macedo, A. V., & Madureira, E. A. L. (2019). DISTRIBUIÇÃO E FONTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS AO LONGO DO ARCO PRAIAL DE JACONÉ-SAQUAREMA (RJ). Revista Tamoios, 15(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.42363

Edição

Seção

Artigos