MARÉS DAS REBELDIAS EM ABAETETUBA: DOS RIOS DA EXISTÊNCIA À RESISTÊNCIA DOS TERRITÓRIOS NA AMAZÔNIA PARAENSE, BAIXO TOCANTINS

Autores

  • Osmana Dias Gonçalves Universidade Federal do Apará (UFPA)
  • Jondison Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • José Sobreiro Filho Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.41209

Resumo

A dinâmica de “ocupação” colonizadora-espoliadora e a formação socioeconômica da Amazônia são marcadas por uma trajetória de exploração, perdas, danos, conflitos/conflitualidades e resistências. Atualmente, principalmente comunidades e povos tradicionais da região vêm sofrendo com a emergência e a materialização de novas ameaças e tensões com empresas transnacionais, latifundiários, madeireiros, grileiros, elites locais e regionais. Conflitos decorrentes do processo de territorialização por agentes econômicos ligados à logística de transporte e portuária, sobretudo, os do agronegócio, localizados no Oeste do Pará e Baixo Tocantins (Abaetetuba). Partindo desse campo de tensões e resistências, este artigo tem como objetivo identificar e analisar as ações de resistência realizadas pela Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz em face da territorialização portuária do agronegócio, em Abaetetuba, Pará (2016-2018).

Biografia do Autor

Osmana Dias Gonçalves, Universidade Federal do Apará (UFPA)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente cursando o curso de especialização em Geotecnologias Aplicadas ao Planejamento Ambiental e Desenvolvimento Territorial Rural. 

Jondison Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Possui formação interdisciplinar. É Licenciado em Ciências Naturais (2007/UFPA), Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2009/UFPA), Mestre em Ciências Ambientais (2012/UFPA) e Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (2018/UFPA). Pós-Doutorando em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

José Sobreiro Filho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Mestre e Doutor em Greografia pela UNESP/Presidente Prudente. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) onde atua na Graduação em Geografia. Ademais, também ocupamos o papel de Vice-Coordenador, orientador e docente da especialização em "Ensino de Geografia" e professor da Especialização em "História Agrária da Amazônia". No âmbito da Pós-Graduação atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO)/UFPA e no Programa do IPPRI/Unesp. 

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Gonçalves, O. D., Rodrigues, J. C., & Sobreiro Filho, J. (2019). MARÉS DAS REBELDIAS EM ABAETETUBA: DOS RIOS DA EXISTÊNCIA À RESISTÊNCIA DOS TERRITÓRIOS NA AMAZÔNIA PARAENSE, BAIXO TOCANTINS. Revista Tamoios, 15(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.41209

Edição

Seção

Artigos