O TRABALHO DE CAMPO PARA ALÉM DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA METODOLOGIA DE VIABILIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.39266

Resumo

O trabalho de campo, ao permitir o contato direto com o objeto de conhecimento e com o local onde os fatos/fenômenos se manifestam, constitui-se numa metodologia profícua no processo de ensino-aprendizagem em Geografia pela sua capacidade de viabilizar a construção do conhecimento geográfico pelos estudantes da Educação Básica. À luz disso, o nosso intento neste trabalho é discutir, de forma crítica e reflexiva, sobre a forma como se desenvolve essa atividade em grande parte das escolas brasileiras, enfatizando que o trabalho de campo enquanto uma metodologia ativa de ensino e de aprendizagem deve primar, não só pela atividade prática do estudante frente ao fenômeno, mas pela sua atividade mental no processo de compreensão da realidade estudada. Tendo como metodologia de trabalho a revisão bibliográfica de pressupostos que envolvem o ensino de Geografia, as metodologias ativas e o trabalho de campo, procuramos, a partir de um método, revelar suas potencialidades formativas no desenvolvimento intelectual do indivíduo, sobretudo por instigar o aprendizado a partir da ação (prática e cognitiva), que se constitui dimensão basilar no entendimento das espacialidades contemporâneas.

Biografia do Autor

Alcinéia de Souza Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB); Mestra em Geografia (UnB); Professora/Formosa-GO

Ricardo Chaves de Farias, Universidade de Brasília - UnB

Mestrando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB); Professor/Brasília-DF.

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Geografia - Universidade de Brasília-UnB. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Silva, A. de S., Farias, R. C. de, & Leite, C. M. C. (2019). O TRABALHO DE CAMPO PARA ALÉM DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA METODOLOGIA DE VIABILIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. Revista Tamoios, 15(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.39266

Edição

Seção

Artigos