O USO DE GEOTECNOLOGIAS ASSOCIADO A METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO: APLICAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO PRIMEIRO DISTRITO DE PETRÓPOLIS

Autores

  • Juliana Alves Cordeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Júlia Vellasquez Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sara Lemos Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Manoel do Couto Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.38081

Resumo

Embora a difusão das geotecnologias já seja uma realidade cotidiana, sua inserção como ferramenta de apoio no ensino ainda é incipiente. Essas geotecnologias associadas às metodologias participativas na aplicação escolar, permitem o envolvimento direto dos alunos no processo de produção das informações geográficas e na confecção dos mapas. Dessa forma, o presente trabalho propôs a criação de uma proposta metodológica de atividade escolar baseada na utilização de geotecnologias associada a metodologias participativas para atender as demandas dos eixos temáticos da disciplina de História, Geografia, Turismo e Educação para o Trânsito de Petrópolis (HGPT-ET). A metodologia do trabalho dividiu-se em três etapas: a análise e leitura do referencial curricular do ensino fundamental e dos cadernos pedagógicos; a definição da atividade e da ferramenta a ser utilizada e, por fim, a realização de oficinas práticas em duas escolas municipais. Como resultados, obteve-se um mapa em versões interativa e analógica do município de Petrópolis com os pontos e as informações coletadas pelos alunos. A proposta metodológica possui o intuito de servir não apenas como exercício, mas como material pedagógico da disciplina específica sobre a cidade, preenchendo uma lacuna de materiais didáticos sobre Petrópolis.

 

Palavras-chave: geotecnologias, metodologias participativas, proposta metodológica, HGPT-ET, ensino.

Biografia do Autor

Juliana Alves Cordeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) pela UFRJ na área de concentração em Planejamento e Gestão Ambiental. Participa do Laboratório de Cartografia (GeoCart) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2016.

 

 

Júlia Vellasquez Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e associada ao Laboratório de Cartografia (GeoCart) - UFRJ.

Sara Lemos Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Geografia pelo Prograna de Pós Graduação em Geografia (PPGG) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Bacharel em Geografia pela UFRJ e associada ao Laboratório de Cartografia (GeoCart) - UFRJ.

 

Manoel do Couto Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é o vice-coordenador do GEOCART (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ).

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Cordeiro, J. A., Janeiro, J. V., Alves, S. L., & Fernandes, M. do C. (2018). O USO DE GEOTECNOLOGIAS ASSOCIADO A METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO: APLICAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO PRIMEIRO DISTRITO DE PETRÓPOLIS. Revista Tamoios, 14(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.38081

Edição

Seção

IV JGEOTEC 2018