GEOVISUALIZAÇÃO E GEOCOLABORAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE CABO FRIO-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.37558

Resumo

A falta de documentação e sistematização do patrimônio histórico-cultural, ou mesmo sua disponibilidade de forma pouco atraente ou lúdica, desconecta a população do legado arquitetônico, artístico, cultural e histórico, o que significa a perda da afetividade patrimonial e do compromisso. em conservá-lo. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi promover a educação do patrimônio histórico-cultural da cidade de Cabo Frio RJ. Trabalhos existentes na literatura voltados para a educação patrimonial histórico-cultural exploram o espaço geográfico de forma não interativa. Superamos essa limitação por meio do desenvolvimento de ferramentas bidirecionais de geovisualização que permitem ao usuário explorar e colaborar com o patrimônio histórico-cultural, utilizando-se do espaço geográfico de forma interativa. Mostramos que o desenvolvimento dessas ferramentas demanda pouco tempo e/ou recursos financeiros sendo, portanto, viável para quaisquer municípios interessados em implementar a solução. Contribuímos para a educação patrimonial histórico-cultural ao apresentar uma inovação que é econômica e, ao mesmo tempo, interativa e colaborativa.

Biografia do Autor

Ivan Rollas da Silva, Puc Minas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia (2013) pela Faculdade da Região dos Lagos, especialização em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Atualmente é Coordenador Técnico em GIS na Secretaria de Fazenda Municipal de Cabo Frio. Tem experiência na área de docência e geoprocessamento , atuando principalmente nos seguintes temas: ensino geográfico, desenvolvimento de APP,  cadastro multifinalitário.

Matheus Pereira Libório, Puc Minas

Possui graduação em Ciências Econômicas (2011) e Administração de Empresas (2016), ambas pela FEAD, especialização em Geoprocessamento pela PUC, MBA em Administração Estratégica e Inteligência Competitiva pela UNIARA e mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Atualmente é Professor dos Cursos de Especialização de Geoprocessamento e de Inteligência de Mercado, ambos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é conselheiro e detentor de propriedade intelectual de produtos da SL Sistemas de Localização. Tem experiência na área de administração, economia, geoprocessamento e engenharia elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Econômico e Estratégia, Otimização Geográfica, Econometria Espacial e Gestão da Inovação.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

da Silva, I. R., & Libório, M. P. (2018). GEOVISUALIZAÇÃO E GEOCOLABORAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE CABO FRIO-RJ. Revista Tamoios, 14(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.37558

Edição

Seção

IV JGEOTEC 2018