O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E O PROFESSOR DE GEOGRAFIA: INICIANDO A DISCUSSÃO

Autores

  • Valéria Rodrigues Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Três Lagoas; Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0003-3101-6462
  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.36900

Resumo

Resumo

A reflexão sobre a prática pedagógica no contexto da sociedade contemporânea, aliada ao conhecimento do profissional docente, consiste em um campo de investigação relativamente novo. Nas pesquisas que enfocam os saberes docentes, a abordagem sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo apresentada por Lee S. Shulman (2005) e colaboradores converge com a presente proposta de pesquisa ao valorizar e relacionar o conteúdo da disciplina com a ação pedagógica do professor. A pesquisa pretende trazer indicações dos caminhos percorridos na trajetória dos professores, elucidando quais saberes são construídos e mobilizados no ensino da disciplina. Desse modo, o presente ensaio apresenta o início da discussão sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a profissionalidade do professor de geografia. Expõem-se o construto teórico da pesquisa, relativo aos saberes docentes e ao trabalho do professor, bem como o cenário de investigação. Em sequência, os procedimentos metodológicos referentes à pesquisa qualitativa são apresentados para situar o contexto e etapas da investigação. Nesse conjunto, as condições e desafios do ensinar geografia são colocados para refletir sobre o ser profissional professor de geografia na atualidade.

Palavras chave: Saberes docentes; Identidade profissional; Ensino de geografia.

Biografia do Autor

Valéria Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Três Lagoas; Universidade Estadual de Maringá

Docente Curso de Geografia, UFMS Campus Três LagoasDoutoranda em Geografia, Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Pereira, V. R., & Lopes, C. S. (2019). O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E O PROFESSOR DE GEOGRAFIA: INICIANDO A DISCUSSÃO. Revista Tamoios, 15(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.36900

Edição

Seção

Artigos