PENSAR E PROPOR A ECOCIDADANIA DESDE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: TECENDO DIÁLOGOS PARA UMA ESCOLA REFLEXIVA

Autores

  • Lucas Antônio Viana Botêlho Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.36571

Resumo

A ecocidadania emerge no cenário em que se faz emergencial pensar possibilidades de reconfiguração da relação entre sociedade e natureza. Diante disto, esta perspectiva propõe-se a trilhar caminhos formativos, desde o chão da escola às práticas sociais cotidianas, que conduzam os sujeitos a (re)pensar a relação que estabelecem entre si e com o lugar de vida, de modo que possam confeccionar ações pautadas pelo diálogo e que objetivem o equilíbrio e bem estar socioambiental. Tal escrito objetiva argumentar as possibilidades e caminhos da ecocidadania desde a formação inicial e continuada dos professores de Geografia até as práticas em sala de aula, mediando aproximações e convergências entre Geografia e Educação Ambiental, criando espaço para os saberes cotidianos na sala de aula. Para tanto, faz-se um entretecimento de referenciais, que compreendam uma argumentação crítico-reflexiva, apontando diálogos emergentes no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo.

Biografia do Autor

Lucas Antônio Viana Botêlho, Universidade Federal de Pernambuco

Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo/UFPE). Mestre em Geografia (PPGeo/UFPE). Atualmente, Professor Substituto no Departamento de Ciências Geográficas (DCG/CFCH/UFPE).

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal - Canadá. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO/UFPE. Professor permanente e pesquisador do curso de graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO do DCG/UFPE na linha de pesquisa Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço. Atuou como Coordenador do curso de licenciatura em Geografia - Ead/UFPE; Coordenador de Área do PIBID-Geografia/UFPE. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (da UFC/ Faculdade de Educação). Membro e Pesquisador da Rede Interregional sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Pesquisador colaborador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) da Universidade de Montréal, Canadá. Atua principalmente nos temas: Pedagogia e Docência Universitária; Formação de Professores; Inovação Pedagógica e Cultura Escolar; Didática e Metodologias do Ensino; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Saberes Docentes e Conceituais da Ciência Geográfica; Epistemologia Científica com ênfase na Ciência Geográfica.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Botêlho, L. A. V., & dos Santos, F. K. S. (2018). PENSAR E PROPOR A ECOCIDADANIA DESDE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: TECENDO DIÁLOGOS PARA UMA ESCOLA REFLEXIVA. Revista Tamoios, 14(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.36571

Edição

Seção

Artigos