A CONTRIBUIÇÃO DO PRONAF PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL: UMA ANÁLISE DOS SEUS EFEITOS E DESDOBRAMENTOS PARA OS ASSENTADOS RURAIS NOS MUNICÍPIOS DE TEODORO SAMPAIO E CAIUÁ – SP

Autores

  • Jânio Gomes do Carmo Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Evandro Cesar Clemente Universidade Federal de Goias - regional de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.32171

Resumo

O reconhecimento oficial dos agricultores familiares ocorreu somente nos anos 1990, com o lançamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). A mobilização dos movimentos sociais foi crucial nisso. O programa possibilita acesso a recursos destinados ao custeio das safras e investimentos a juros acessíveis aos distintos beneficiários, garantindo o financiamento da produção e a estruturação dos lotes e, consequentemente, a ampliação da renda. Porém, verificou-se que os assentados recebem um montante bastante reduzido, pelo fato de não atenderem às exigências e garantias do sistema financeiro. O objetivo da pesquisa foi analisar os efeitos do PRONAF nos assentamentos rurais dos municípios de Caiuá e Teodoro Sampaio, que apresentam predomínio de assentados em suas respectivas populações rurais, averiguando se o acesso ao crédito tem promovido melhorias nas condições de vida dos assentados. Caiuá conta com sete assentamentos rurais e Teodoro Sampaio possui 21 assentamentos, ocupados por 1.407 famílias. De modo distinto dos agricultores familiares capitalizados, o volume destes recursos direcionados aos assentados é pequeno e estes enfrentam dificuldades para acessá-los, devido aos baixos rendimentos monetários obtidos nos lotes, à reduzida integração ao mercado e à baixa organização social.

Biografia do Autor

Jânio Gomes do Carmo, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Em 2010 concluí o curso de Licenciatura em Geografia e, em 2011, o Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – SP. Em 2015, conclui o Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente (CAPES 7), no presente, sou aluno Doutorando no mesmo Programa, atuando nos seguintes temas: Desenvolvimento rural e políticas públicas no eixo temático Produção do Espaço Geográfico. No período de 2014 a 2016 fiz parte da equipe de Vigilância e Defesa Social, equipamento vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Barretos, abastecendo a base de dados da Vigilância e Defesa Social, sobretudo no alinhamento teórico a respeito das categorias geográficas, em específico o conceito de espaço e território, bem como no realinhamento dos territórios da Assistência Social, a partir das demandas de ofertas e serviços nos mesmos. Atualmente, faço parte do quadro de docentes da prefeitura municipal de Barretos – SP, atuando como professor de Geografia PEBII.

Evandro Cesar Clemente, Universidade Federal de Goias - regional de Jataí

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Adjunto IV dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, campus de Jatai (UFG-CAJ). Foi coordenador do curso de Graduação em Geografia da UFG/Regional Jataí (2012-2014) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da UFG/Regional Jataí (2014-2016). É membro do GEDRA (Grupo de Estudos sobre Dinâmica Regional e Agricultura). Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: associativismo, políticas públicas, dinâmica regional, sustentabilidade na agricultura, desenvolvimento territorial, ensino de Geografia e educação no campo.

Downloads

Publicado

2018-07-22

Como Citar

Carmo, J. G. do, & Clemente, E. C. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DO PRONAF PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL: UMA ANÁLISE DOS SEUS EFEITOS E DESDOBRAMENTOS PARA OS ASSENTADOS RURAIS NOS MUNICÍPIOS DE TEODORO SAMPAIO E CAIUÁ – SP. Revista Tamoios, 14(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.32171

Edição

Seção

Artigos