UMA VIAGEM GEOGRÁFICA PELA LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA COM UM CLUBE DO LIVRO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Leonardo Pinto dos Santos

Resumo


O presente artigo apresenta uma experiência de ensino de Geografia Escolar a partir da atividade de um clube do livro. Ela ocorreu no ano de 2017 em uma instituição de educação básica, com o objetivo de trabalhar com o conceito de Espaço Mentalmente Projetado (EMP), tendo sido implementada em caráter voluntário com estudantes do sexto ao nono ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A ideia partiu do pressuposto de se potencializar a leitura da realidade a partir do debate entorno de obras literárias que apresentam como plano de fundo diferentes contextos do nosso Espaço Geográfico. Os resultados obtidos indicaram que o contato com a Literatura auxilia na compreensão do Espaço Geográfico, além de melhorar o diálogo entre os atores envolvidos no processo de aprendizagem.


Texto completo:

98-110


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.31135



ISSN: 1980-4490

 Resultado de imagem para logotipo biblioteca nacional     Portal de Periódicos da CAPES