GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À ESTIMATIVA DO COMPORTAMENTO DO SALDO DE RADIAÇÃO EM DIFERENTES USOS DA TERRA EM ÁREAS DE CERRADO (MINAS GERAIS)

Autores

  • Lucas Augusto Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Manoel Reinaldo Leite Possui mestrado em Geografia com concentração em Cartografia e Sensoriamento remoto, pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, levantamentos Topográficos e Geodésicos, Climatologia Geográfica, balanço de radiação e de energia, movimento de água no solo, balanço hídrico e montagem e gerência de banco de dados geográficos (SIG). Possui experiência no desenvolvimento de algoritmos para mapeamentos utilizando os softwares ArcGIS, ENVI, ERDAS e SAGA.

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30449

Resumo

Este trabalho se norteou em entender o comportamento do saldo de radiação diário (Rn24h) em diferentes usos da Terra na bacia hidrográfica do rio São Lamberto, no Norte de Minas Gerais. Utilizou de técnicas de sensoriamento remoto, utilizando dados satelitários dos Satélites Landsat-5 TM e 8 (OLI/TIRS). Buscou analisar um intervalo temporal de 31 anos, entre 1985 e 2016, a fim de acompanhar as modificações do uso da Terra e estabelecer parâmetro da variação do saldo de radiação diário em diferentes usos da Terra. Obteve resultados significativos da tendência do saldo de radiação, sendo maior em áreas de vegetação nativa e eucalipto e, tendo os menores valores nas áreas de solo exposto/pastagens degradadas e Urbano e porções de pastagens.

Biografia do Autor

Lucas Augusto Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmico em Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), estagiário do laboratório de Geoprocessamento da UNIMONTES. Atua em pesquisas nas seguintes temáticas: Dinâmica do uso da Terra, Balanço de Radiação e Energia, utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. É Técnico Ambiental pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Silva, L. A., & Leite, M. R. (2017). GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À ESTIMATIVA DO COMPORTAMENTO DO SALDO DE RADIAÇÃO EM DIFERENTES USOS DA TERRA EM ÁREAS DE CERRADO (MINAS GERAIS). Revista Tamoios, 13(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30449

Edição

Seção

Artigos