REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM AUXÍLIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Carolina Oliveira de Andrade Lemos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
  • Thaís Oliveira Marques UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30082

Resumo

Resumo

Dialogando o Ensino de Geografia com a Pedagogia do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, este artigo busca resgatar fundamentos didáticos do desenho para elucidar conceitos e conteúdos da Educação Ambiental como tema transversal nos anos iniciais e a capacidade de interpretação do professor acerca das representações gráficas realizadas por crianças do 2º ano do fundamental do CAp UERJ. Que ao considerar a contextualização das práticas de ensino com o espaço vivido dos alunos, discute o papel do desenho para o auxílio à Educação Ambiental e esboça ferramentas metodológicas que ajudem a descobrir o que se esconde sob os desenhos. Além de constituir um conjunto de saberes para transformar as informações obtidas nos desenhos em situações consequentes para novas propostas em sala de aula.


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Publicado

2017-12-17

Como Citar

Lemos, C. O. de A., & Marques, T. O. (2017). REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM AUXÍLIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS. Revista Tamoios, 13(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30082

Edição

Seção

Artigos