MODOS DE VIDA TRADICIONAIS E “MODERNIDADE” NO TOCANTINS: ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS CONDIÇÕES DOS SUJEITOS SOCIAIS

Autores

  • Silvaldo Quirino Tavares Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.
  • Marciléia Oliveira Bispo UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Reijane Pinheiro da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.29753

Resumo

No Estado do Tocantins existem diferentes modos de vida tradicionais rurais que estão em conflitos territoriais com os projetos de desenvolvimento econômico implantados em nome do progresso e da modernidade. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é discutir as influências negativas das políticas de desenvolvimento econômico sobre os povos e comunidades tradicionais no processo de transição cultural. A base metodológica deste trabalho constitui em um levantamento bibliográfico interdisciplinar, tendo em consideração os conteúdos trabalhados na disciplina Identidade e Desenvolvimento Regional ofertada no curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Diante das reflexões realizadas conclui-se que é preciso buscar alternativas que possam ser colocadas em prática e que respeite as diferentes formas de vida existente, de modo que estas possam permanecer e se fortalecer a partir de avanços sociais que agreguem os elementos fundamentais para a digna reprodução social e cultural.

Biografia do Autor

Silvaldo Quirino Tavares, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

Marciléia Oliveira Bispo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Prof. Doutora  de Graduação da Pos-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, curso de Geografia, campus de Porto Nacional.

Reijane Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Antropologia Social, Professora da  Graduação e da Pós-Graduação na Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas.

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Tavares, S. Q., Bispo, M. O., & da Silva, R. P. (2017). MODOS DE VIDA TRADICIONAIS E “MODERNIDADE” NO TOCANTINS: ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS CONDIÇÕES DOS SUJEITOS SOCIAIS. Revista Tamoios, 13(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.29753

Edição

Seção

Artigos