O FENÔMENO GRANJEIRO E OS CONDOMÍNIOS EM ALDEIA: UMA NOVA PERIFERIA EM CONFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.28020Resumo
Em função do processo de saturação das cidades e de aprofundamento da problemática urbana, as novas periferias têm se tornado uma alternativa para as famílias de renda média que passam a ocupar as áreas mais distantes dos centros urbanos tradicionais. Para tal, tomamos como objeto de investigação o caso de Aldeia (Camaragibe-PE). Esta nova periferia, localizada na parte oeste da Região Metropolitana do Recife tem sido palco de importantes mudanças na forma de uso do solo e de conteúdo social. O processo por qual passa a região dá origem a uma espacialidade marcada pela ação de interesses do mercado imobiliário alterando a clássica lógica da periferia marcada pela pobreza. Para realização deste trabalho foi procedido uma revisão da literatura e uma série de entrevistas com moradores da região. O trabalho tem por objetivo refletir a respeito do processo de formação da nova periferia de Aldeia.
Palavras-chave: Nova periferia, Condomínios horizontais, Urbanização, Camaragibe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.