“ACERTANDO AS HORAS”: JOGO CARTOGRÁFICO COMO RECURSO DIDÁTICO GEOGRÁFICO NO ENSINO DE FUSOS HORÁRIOS

Autores

  • Tais Pires Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Claudivan Sanches Lopes Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.25888

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir possibilidades do uso de jogos cartográficos como recurso didático impulsionador da melhoria do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo fusos horários no ensino de Geografia. Apresenta-se, assim, como modo de contribuição ao desenvolvimento dessa temática a análise do processo de produção, implementação e avaliação de resultados do jogo “Acertando as Horas”. Metodologicamente, partindo das características e intenções desse conteúdo no currículo escolar, buscaram-se subsídios teóricos relativos ao uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, na didática dessa disciplina escolar, dentre outros temas importantes para a pesquisa. O jogo produzido, implementado em classe de Ensino Médio em um colégio da rede particular da cidade de Maringá, PR, foi avaliado por meio da aplicação de questionários antes e depois da experiência didática, cujo objetivo fundamental foi identificar, respectivamente, o conhecimento prévio e os avanços no conhecimento dos alunos resultante do jogo. Foi possível mostrar, sem negar o papel essencial do professor como mediador do processo educacional, a importância desse tipo de recurso na promoção de uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Evidenciou-se, assim, a contribuição do jogo “Acertando as Horas” como material didático que de fato contribui para o aperfeiçoamento do ensino do conteúdo de fusos horários, bem como no desenvolvimento de habilidades geográficas a ele associadas, tais como de orientação e de localização.

Biografia do Autor

Tais Pires Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Geografia pela UEM, Especialista em ensino e pesquisa de Geografia pela UNICENTRO e Mestranda em Geografia pelo PGE/UEM. Desenvolvendo pesquisa na área do ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Oliveira, T. P., & Lopes, C. S. (2016). “ACERTANDO AS HORAS”: JOGO CARTOGRÁFICO COMO RECURSO DIDÁTICO GEOGRÁFICO NO ENSINO DE FUSOS HORÁRIOS. Revista Tamoios, 12(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.25888

Edição

Seção

O Sentido das Coisas