SEGURANÇA ALIMENTAR NO CAMPO E NA CIDADE EM NEPOMUCENO-MG

Autores

  • Lucas Guedes Vilas Boas Universidade Federal de Minas Gerais/Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.25062

Resumo

A alimentação é muito importante à saúde dos indivíduos, garantindo-lhes o suprimento de nutrientes indispensáveis ao funcionamento ideal de seus organismos. Destarte, este artigo almeja analisar e comparar a alimentação de um grupo populacional recém-migrado para a cidade com a de um conjunto de habitantes do campo, que não possua nenhum vínculo com procedimentos agroecológicos ou movimentos sociais. O local de estudo é o município de Nepomuceno, situado na mesorregião Sul/Sudoeste de Minas Gerais. Para este objetivo, o trabalho utiliza a categoria de análise segurança alimentar, pois se julga que esta possui muitos aspectos concernentes à relação entre agricultura e dieta alimentar e permite a averiguação de aspectos relacionados à alimentação e à saúde dos pesquisados. Para a averiguação da segurança alimentar dos grupos estudados, aplicou-se o questionário da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) em quarenta imóveis camponeses e em quarenta domicílios citadinos de Nepomuceno. Ademais, outros aspectos que influenciam na segurança alimentar dos indivíduos, como o alcoolismo, a obesidade, o uso de agrotóxicos, os problemas psicológicos, entre outros, também foram avaliados.

Biografia do Autor

Lucas Guedes Vilas Boas, Universidade Federal de Minas Gerais/Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Licenciado e Bacharel em Geografia - UFJF.
Especialista em Ciências Humanas e Saúde - UFJF.         Mestre em Geografia  - UFJF.                                           Doutorando em Geografia - UFMG.                                   Professor de Geografia - CEFET/MG.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Como Citar

Vilas Boas, L. G. (2017). SEGURANÇA ALIMENTAR NO CAMPO E NA CIDADE EM NEPOMUCENO-MG. Revista Tamoios, 13(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.25062

Edição

Seção

Artigos