O DESAFIO DA ATUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE RURAL E CAMPO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA FRENTE ÀS DINÂMICAS ATUAIS DE TRANSFORMAÇÃO ESPACIAL

Autores

  • Maria Rita Ivo de Melo Machado Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mariana Zerbone Alves de Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.22351

Resumo

As relações rural-urbano, campo-cidade, paisagem urbana e paisagem rural devem ser abordadas no ensino da Geografia Escolar, no segundo ciclo (ou seja, nas turmas do 4º ao 5º ano), de acordo com os PCNs de Geografia. Frente a essa velocidade dos acontecimentos em um mundo globalizado, emerge o desafio de atualização de conceitos a partir de transformações práticas e reais do/no espaço, como o que vem a ser “rural”, foco desta pesquisa. Contudo, a partir de análises de livros didáticos de geografia, tem-se percebido alguns problemas na conceituação e na abordagem sobre o rural na geografia. É a partir desta perspectiva que esta pesquisa tem como objetivo analisar se os livros didáticos do 4º ao 5º ano conseguem explicitar as múltiplas dinâmicas socioeconômicas existentes no espaço rural, além de possibilitar ao aluno a compreensão dos conceitos de rural e de campo. Para desenvolver esta pesquisa foi realizado um resgate teórico a fim de compreender os conceitos de rural e campo, além da análise de duas coleções de livros didáticos comercializados em Pernambuco, com o intuito de realizar análises críticas sobre como esses livros didáticos têm contribuído para a compreensão do rural a partir das dinâmicas atuais de transformação espacial.

Biografia do Autor

Maria Rita Ivo de Melo Machado, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na área de Geografia

Doutora em Gegrafia Humana pela Universidade de São Paulo

Mestre e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na área de Geografia

Doutora em Gegrafia Humana pela Universidade de São Paulo

Mestre, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2016-07-21

Como Citar

Machado, M. R. I. de M., & Albuquerque, M. Z. A. de. (2016). O DESAFIO DA ATUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE RURAL E CAMPO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA FRENTE ÀS DINÂMICAS ATUAIS DE TRANSFORMAÇÃO ESPACIAL. Revista Tamoios, 12(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.22351

Edição

Seção

Artigos