AVANÇOS E RETROCESSOS: A EXPANSÃO DA LAVOURA CANAVIEIRA EM DETRIMENTO DA POLICULTURA EM MUNICÍPIOS DO NORTE PARANAENSE

Autores

  • Vitor Hugo Ribeiro
  • Márcio Roberto Ghizzo

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.2182

Resumo

Este artigo tem como objetivo levantar algumas considerações sobre a atividade canavieira no Estado do Paraná, levando em consideração a região Norte e em especial a mesorregião Noroeste Paranaense, localidade onde mais se expande a lavoura canavieira no Paraná. A princípio foi levantado breves considerações entre os vínculos do Paraná com a cana-de-açúcar e, posteriormente, os principais problemas registrados no Norte do Estado em função do aumento da lavoura canavieira. Por fim, foi traçada a problemática que envolve a cana-de-açúcar e o dilema atual pautado na crise alimentar, e a concentração da gramínea em detrimento da policultura e da agricultura familiar. 

Biografia do Autor

Vitor Hugo Ribeiro

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá e professor da rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização- NEMO/ UEM.

Márcio Roberto Ghizzo

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenador do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização- NEMO, da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2011-12-29

Como Citar

Ribeiro, V. H., & Ghizzo, M. R. (2011). AVANÇOS E RETROCESSOS: A EXPANSÃO DA LAVOURA CANAVIEIRA EM DETRIMENTO DA POLICULTURA EM MUNICÍPIOS DO NORTE PARANAENSE. Revista Tamoios, 7(2), 48–69. https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.2182

Edição

Seção

Artigos