AVANÇOS E RETROCESSOS: A EXPANSÃO DA LAVOURA CANAVIEIRA EM DETRIMENTO DA POLICULTURA EM MUNICÍPIOS DO NORTE PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.2182Resumo
Este artigo tem como objetivo levantar algumas considerações sobre a atividade canavieira no Estado do Paraná, levando em consideração a região Norte e em especial a mesorregião Noroeste Paranaense, localidade onde mais se expande a lavoura canavieira no Paraná. A princípio foi levantado breves considerações entre os vínculos do Paraná com a cana-de-açúcar e, posteriormente, os principais problemas registrados no Norte do Estado em função do aumento da lavoura canavieira. Por fim, foi traçada a problemática que envolve a cana-de-açúcar e o dilema atual pautado na crise alimentar, e a concentração da gramínea em detrimento da policultura e da agricultura familiar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.