APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE EXERCÍCIOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO PARA A ILHA DO GOVERNADOR – RJ

Barbara Figueiredo de Oliveira, Fabiana Lopes Ferreira, Vinicius da Silva Seabra

Resumo


Este trabalho tem como objetivo a utilização do Google Earth para a produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Geografia, sobretudo de temas de Geomorfologia e espaço geográfico, para estudantes do ensino fundamental 2, que vivem na Ilha do Governador, município do Rio de Janeiro. O uso de imagens extraídas do Google Earth, em diferentes escalas, permite aos alunos uma interpretação mais completa de suas vizinhanças, além de possibilitar a integração espacial de diferentes componentes espaciais com a Baia de Guanabara. É interessante notar que a utilização desta ferramenta facilita a visualização oblíqua e vertical do espaço, e ainda em perspectiva 2D e 3D, bem como a abordagem de temas geográficos de uma forma dinâmica e interdisciplinar. A escolha dos temas foi baseada no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e também sobre os conteúdos considerados importantes para os alunos das escolas de Ilha do Governador. As atividades foram construídas em folhas A4 a um baixo custo, e aplicadas para introduzir os temas a serem discutidos nas aulas de geografia, tornando possível ainda a revisão do conhecimento prévio dos alunos, além de contribuir no desenvolvimento de habilidades voltadas para análise de dados espaciais.

Texto completo:

149-158


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.20806

ISSN: 1980-4490

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