NOTAS SOBRE AS CONFLITUOSIDADES ENTRE AS ESFERAS DO PODER LOCAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES EM UM MUNICÍPIO DO LESTE FLUMINENSE

Autores

  • Isadora Silva Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ, FFP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.19577

Resumo

O presente trabalho busca investigar os modos como a educação de jovens e adultos está sendo pensada no município de São Gonçalo – RJ frente às dificuldades impostas pela educação formal que, cada vez mais, tem sido encarada como plataforma de reprodução de contradições. Tratamos do temário no sentido de abarcar cartograficamente as mudanças recentes verificadas no “mapa de conflitos” espacialmente vividos no poder local, mas, também, projetados em diferentes escalas. Metodologicamente nos utilizamos da cartografia da ação como suporte técnico e político para orientar a nossa análise sobre as lacunas e possibilidades experimentadas pela educação no município em questão. Educação para as classes populares é um desafio de nosso tempo e a condução fundamental de nosso texto.

Biografia do Autor

Isadora Silva Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ, FFP)

Isadora da Silva Marques é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). É Especialista em Educação Básica (UERJ/FFP). É graduada em Geografia (UERJ/FFP). Durante a graduação participou e contribui com o projeto de pesquisa: "Poder Local e Políticas Educacionais: O plano municipal de educação e suas repercussões sobre o direito à educação de jovens e adultos";, tendo atuado como pesquisadora de Iniciação Científica/UERJ (2011-2012) e Faperj (2012-2014). Atualmente integra o projeto de pesquisa: "Poder local e direito à educação de jovens e adultos no Leste Metropolitano Fluminense/RJ em uma abordagem da cartografia da ação";, voltando sua pesquisa para as seguintes áreas: políticas públicas, direito à educação e educação de jovens e adultos.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Marques, I. S. (2016). NOTAS SOBRE AS CONFLITUOSIDADES ENTRE AS ESFERAS DO PODER LOCAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES EM UM MUNICÍPIO DO LESTE FLUMINENSE. Revista Tamoios, 12(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.19577

Edição

Seção

Artigos