AS INICIATIVAS DE REVITALIZAÇÃO URBANA E SUAS INTENÇÕES NO BAIRRO CIDADE BAIXA EM PORTO ALEGRE (RS)

Autores

  • Michelle Nascimento da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento urbano e Regional (PROPUR).

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.18511

Resumo

Iniciativas de revitalização urbana nas áreas centrais das cidades vêm se mostrando como relevante universo de investigação. Há o interesse em compreender os rearranjos de significados urbanos e as consequências da permuta sociocultural que vêm legitimando o enobrecimento como estratégia de gestão dos lugares da cidade. Neste artigo, analisa-se o decreto 19.076 de 07/07/2015 que cria o Polo Gastronômico, Cultural e de Entretenimento com o objetivo de acelerar o ritmo de melhoramentos e da qualificação do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre (RS). São focalizadas especificamente as modificações ocorridas no bairro ao longo dos últimos 4 anos até o surgimento do decreto em 2015. A metodologia utilizada consiste na leitura crítica de matérias de diferentes meios de comunicação e legislação municipal, com a finalidade de observar as iniciativas de revitalização realizadas no bairro. Em uma fase inicial de transformação, a Cidade Baixa apresenta alguns desdobramentos importantes. Apesar de não totalmente perceptível, o bairro passou a ser cenário de um processo no qual a ‘intensão gentrificadora’ é utilizada como uma ferramenta que orienta sua reconfiguração.

Biografia do Autor

Michelle Nascimento da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento urbano e Regional (PROPUR).

Mestre em Planejamento Urbano e Regional, linha de pesquisa Percepção e Análise do Espaço Urbano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Também foi tutora no curso de Especialização Gestão Pública Municipal, na modalidade a distância, que integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP (UFRGS/UAB). Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado (2006) e Licenciatura (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

Silva, M. N. da. (2016). AS INICIATIVAS DE REVITALIZAÇÃO URBANA E SUAS INTENÇÕES NO BAIRRO CIDADE BAIXA EM PORTO ALEGRE (RS). Revista Tamoios, 12(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.18511

Edição

Seção

Artigos