CAMINHOS INVESTIGATIVOS SOBRE OS TERRITÓRIOS DA INFÂNCIA

Autores

  • Márcio da Costa Berbat Professor Adjunto da Escola de Educação - UNIRIO
  • Fábio Rodrigues de Barros Bolsista de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia – UNIRIO
  • Pablo Jordão da Silva Professor Bolsista do Curso de Pedagogia – UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.18171

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender que tipos de relações ocorrem entre a criança e seus territórios lugares dentro da escola. A presente investigação se caracteriza como um estudo de cunho etnográfico e interdisciplinar. Os resultados apontam que os territórioslugares são influenciados pela prática de um discurso hegemônico que limita o espaço interno da escola à sala de aula, não permitindo que a criança construa uma realidade inerente a essa fase da vida. Além disso, as crianças atendidas na referida instituição pesquisada residem em bairros que não dispõem de equipamentos públicos como praças e brinquedos que permitam criar e construir a própria condição espacial na infância. Assim, acreditamos que a escola precise ter no seu ambiente interno um espaço que seja sensível as territorialidades da infância, propiciando as crianças explorar de modo singular esse espaço geográfico, tornando-se sujeito no processo de produção do espaço, uma vez que parte do seu dia é vivenciada neste lugar. Desse modo, a escola contribuirá de modo significativo na experiência de construção dos conceitos geográficos no período da infância, possibilitando a participação da escola e seu entorno na perspectiva do sujeito de direito

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Como Citar

DA COSTA BERBAT, Márcio; DE BARROS, Fábio Rodrigues; JORDÃO DA SILVA, Pablo. CAMINHOS INVESTIGATIVOS SOBRE OS TERRITÓRIOS DA INFÂNCIA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.12957/tamoios.2015.18171. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/18171. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos