O ENSINO DE ÁFRICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03

Autores

  • Gabriela da Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.1704

Resumo

No campo educacional, entre as medidas que visam combater as desigualdades sociais brasileiras, bem como propiciar desconstruções e construções necessárias para práticas da promoção de igualdade racial, está a Lei 103693/03. Um dos pontos de conteúdos indicados pela Lei é o ensino da História da África e dos afrodescendentes. Conhecer a África, para o brasileiro, deve ser enxergá-la nas manifestações culturais, nas peles, nos jeitos e gingas das pessoas; é ir à busca de uma parcela importante de um nosso passado. O Ensino de África deve estar objetivado para romper com as percepções carregadas de preconceitos e estereótipos contidos nas imagens que os livros didáticos trazem do continente africano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-19

Como Citar

OLIVEIRA, Gabriela da Silva. O ENSINO DE ÁFRICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 7, n. 1, p. 90–100, 2011. DOI: 10.12957/tamoios.2011.1704. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/1704. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos