RESGATE HISTORIOGRÁFICO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: OS ESTUDOS SOCIAIS NOS MANUAIS ESCOLARES DE HERMANTINA RICCIOPPO

Autores

  • Diego Carlos Pereira Universidade Federal do Triangulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.16679

Resumo

Este trabalho busca apresentar e analisar elementos sociais, culturais, históricos, educativos e simbólicos no contexto dos Estudos Sociais e sua articulação histórica e conceitual com a Geografia Escolar a partir da análise de dois manuais escolares produzidos por uma professora do ensino primário de Uberaba-MG, na segunda metade do século XX. Por meio de pesquisa documental e contextualização teórica, as análises mostram que a produção de conhecimentos materializada por esses manuais elencaram diferentes perspectivas para os Estudos Sociais, desde o âmbito tradicional ao âmbito escolanovista do mesmo, configurando uma relação repleta de oscilações históricas entre os Estudos Sociais e a Geografia Escolar. No entanto, de maneira geral, compreendemos que as concepções de Estudos Sociais que a professora priorizou em sua elaboração e prática esteve relacionada com a concepção baseada nos princípios escolanovistas apresentando aspectos como: identificação das atividades escolares com a realidade de vida do aluno; o civismo e nacionalismo; a relação entre escalas de comunidade, município, estado e país; desenvolvimento do raciocínio pela observação, interpretação e prática no âmbito da paisagem; fundamentar-se na relação homem e meio; conhecer fatos e acontecimentos do passado e desenvolver capacidade no aluno de estudar a realidade de maneira científica.

Biografia do Autor

Diego Carlos Pereira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Bolsista pelaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Graduado em licenciatura emGeografia (UFTM).

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Pereira, D. C. (2016). RESGATE HISTORIOGRÁFICO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: OS ESTUDOS SOCIAIS NOS MANUAIS ESCOLARES DE HERMANTINA RICCIOPPO. Revista Tamoios, 11(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.16679

Edição

Seção

Artigos