A GEOGRAFICIDADE DA ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Douglas Santos Pontifícia Universidade Católica, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.11626

Resumo

Ensinar Geografia é muito mais que uma simples discussão pedagógica. Partindo da pergunta que nos obriga a identificar “qual seria o significado das disciplinas” ou, em outros termos, “o que disciplinam as disciplinas” escolares, o presente artigo procura identificar o significado de escola e as razões pelas quais a Geografia continua a ser uma disciplina pertencente à maioria dos currículos. Num diálogo com algumas experiências que desenvolvi tanto no Amapá quanto em Moçambique e, associando a isso, a minha condição de autor de livros didáticos e formador de professores de Geografia, dois aspectos são colocados para o debate: o primeiro deles, refere-se à condição do discurso geográfico estar associado ao conjunto de relações simbólicas que nos permitem construir as noções básicas de localização e pertencimento e, na sequência,  o fato de que a escola também possui uma geograficidade e, portanto, é na tenção relacionada aos lugares (e seus processos) que as identificam que o discurso generalizante da chamada “norma culta” cumpre seu papel geral de dar sentido ao processo civilizatório que pertencemos e insistimos e continuar a construir.

Biografia do Autor

Douglas Santos, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso geográfico, ensino de geografia, geografia e cultura. Professor convidado pela Universidad de la Republica - Uruguay - Universidade Pedagógica de Moçambique (Faculdade de Ciências Sociais) e Universidad Autonoma de Madrid (Faculdad de Filosofia).

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Santos, D. (2014). A GEOGRAFICIDADE DA ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Tamoios, 10(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.11626

Edição

Seção

Artigos