GEOGRAFIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: A PAISAGEM COMO PONTO DE PARTIDA

Autores

  • Mariana Zerbone Alves de Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.10139

Resumo

Neste presente artigo busca-se refletir acerca do papel da geografia no ensino básico frente a atual dinâmica das ações que produz e transforma os espaços de forma voraz, associada ao desenvolvimento das técnicas e de novas tecnologias, gerando a difusão de informação em larga escala. No entanto, percebe-se que historicamente há uma dificuldade de articulação de embasamento teórico-metodológico da geografia como ciência à prática pedagógica da geografia como disciplina escolar, em que a ciência avançou para uma análise crítica da realidade, enquanto que no âmbito escolar predomina o ensino de uma geografia tradicional. Deste modo, as reflexões aqui expostas tendem para a apropriação das categorias de análise da geografia como possibilidade de aproximação da teoria com a prática, tendo a paisagem como ponto de partida no processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar, pois a partir da análise da paisagem pode-se revelar as contradições inerentes à produção do espaço.

Biografia do Autor

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na área de Geografia

Doutora em Gegrafia Humana pela Universidade de São Paulo

Mestre, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2014-07-22

Como Citar

Albuquerque, M. Z. A. de. (2014). GEOGRAFIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: A PAISAGEM COMO PONTO DE PARTIDA. Revista Tamoios, 10(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.10139

Edição

Seção

Artigos