BIOTECNOLOGIA E CONSTRUÇÃO DE SI

Autores

  • Jane Russo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Professora Titular

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.64347

Palavras-chave:

Saúde, Biotecnologia, Aprimoramento

Resumo

Neste artigo discutimos a constituição da saúde como um imperativo moral e suas transformações. Analisamos as mutações do campo médico a partir do florescimento e da disseminação de biotecnologias (aí incluídos os medicamentos) para os mais diversos fins. A partir de autores como Nikolas Rose e Jeremy Green apontamos o modo como tal disseminação tem contribuído para borrar as fronteiras entre tratamento e aprimoramento/otimização de si através do corpo. Trazemos como exemplo um estudo de caso: o lançamento do medicamento Viagra para “disfunção erétil”.  Discutimos como o diagnóstico “disfunção erétil”, que substitui a categoria “impotência”, tem várias vantagens sobre esta, a maior delas sendo a possibilidade de uma gradação da disfunção. Argumentamos que a definição bastante alargada de disfunção leva ao surgimento de um ideal de desempenho sem falhas, de tal modo que o deslizamento entre tratar uma disfunção e otimizar uma função torna tratamento e aprimoramento eventos indistinguíveis. 

 

 

Biografia do Autor

Jane Russo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Professora Titular

Professora Titular do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Editora-Chefe da Physis – Revista de Saúde Coletiva (IMS/UERJ). 

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Russo, J. (2021). BIOTECNOLOGIA E CONSTRUÇÃO DE SI. (SYN)THESIS, 14(2), 6–14. https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.64347

Edição

Seção

Artigos