‘VER’, ‘OUVIR’ E ‘ESCREVER’ SENTIDOS: O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA UFF/CAMPOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61450

Palavras-chave:

Juventudes, Residência Pedagógica, Antropologia da Educação, Religião, Ensino de Sociologia

Resumo

Este artigo visa descrever a Residência Pedagógica, sob o olhar da Antropologia da Educação, realizada pelo núcleo de Sociologia, em Campos dos Goytacazes/RJ. Utilizaremos como metodologia a observação participante no período de 2018-2019. O trabalho centra em dois grupos de jovens estudantes nas escolas-campo: os residentes e os discentes do Ensino Médio. Pretendemos apresentar a organização e as práticas do Programa Residência Pedagógica a fim de descrever momentos de interações e conflitos de duas juventudes estudantis diante de um quadro político e religioso. Estas questões permearam os desafios na construção do núcleo, na formação dos docentes e impactaram o ensino de Sociologia suscitando reflexões: como é possível trazer as juventudes para a construção de projetos pedagógicos? Por que e como as memórias discentes podem contribuir para as práticas e formação docentes? Como pensar sobre os sentidos do ensino de Sociologia para juventudes através do ver, ouvir e escrever antropológico?

Biografia do Autor

Andréa Lúcia da Silva de Paiva, Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes/ Professora do Departamento de Ciências Sociais

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Foi professora orientadora do Programa Residência Pedagógica/CAPES (ago. 2018- jan. 2020), núcleo Sociologia. Coordena o Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko. É membro do Laboratório de pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS). 

 

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Paiva, A. L. da S. de. (2021). ‘VER’, ‘OUVIR’ E ‘ESCREVER’ SENTIDOS: O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA UFF/CAMPOS. (SYN)THESIS, 13(1), 76–86. https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61450

Edição

Seção

Dossiê Desafios atuais da Educação à luz da Sociologia