REDISTRIBUIÇÃO OU RECONHECIMENTO? O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS CAMPOS CENTRO DO IFF SOBRE A POLÍTICA DE COTAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Ana Carolina Martins Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/Mestranda em Sociologia Política
  • Marcos Abrahão Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)/Professor

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47146

Palavras-chave:

Política de cotas, Ensino Médio Integrado, Racismo, IFF

Resumo

Este artigo analisa o ponto de vista dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado dos cursos de Edificações e Mecânica do campus Campos Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), sobre a política de cotas fruto da Lei n° 12.711, que reserva 50% das vagas nas universidades públicas e institutos federais de educação para pessoas oriundas de escola pública e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Através da exposição das opiniões contrárias e a favor da política afirmativa, defenderemos que existe um desconhecimento da relação intrínseca entre racismo e desigualdade de classe, que termina fazendo com que a dimensão reconhecitiva seja desconsiderada como elemento central no Brasil. Assim, o “mito da democracia racial” e da sociedade sem racismo continua a ser reproduzido de forma naturalizada pelas novas gerações, evidenciando a necessidade de combatê-lo nas primeiras séries da vida escolar.

 

Biografia do Autor

Ana Carolina Martins, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/Mestranda em Sociologia Política

 

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e Mestranda em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). 

 

Marcos Abrahão Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)/Professor

Graduado em Ciências Sociais (UENF), Graduação em Jornalismo (UNIFLU), Mestre e Doutor em Sociologia Política (UENF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). 

 

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Martins, A. C., & Ribeiro, M. A. (2019). REDISTRIBUIÇÃO OU RECONHECIMENTO? O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS CAMPOS CENTRO DO IFF SOBRE A POLÍTICA DE COTAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO. (SYN)THESIS, 10(1), 97–110. https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47146

Edição

Seção

Artigos