TERRITORIALIDADES SILENCIADAS E APAGADAS QUE SE TORNAM VISIBILIZADAS POR MEIO DA POÉTICA NEGRA

Autores

  • Geny Ferreira Guimarães Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Professora do Colégio Técnico (CTUR).

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2016.46027

Palavras-chave:

Geograficidade Negra, Literatura Negra, Territorialidade Negra, Identidade – Nação

Resumo

O texto apresentado é um conjunto de reflexões iniciais na tentativa de relacionar fatos históricos em suas espacialidades que são encontradas na poética negra, com o exemplo do poema de Jairo Pinto, Oração Quilombola e alguns trechos do poema de José Carlos Limeira, Quilombos. Ambos os poemas apresentam possibilidades de se pensar a realidade negra brasileira por uma perspectiva contrária ao que foi pré-estabelecido pela Literatura Canônica e considerada oficial no Brasil. A reflexão geográfica tem como base o conceito de lugar e de suas respectivas territorialidades. Porém, o esforço reflexivo é o deslocamento do conhecido lugar do negro pejorativo para o lugar de referência e orgulho para uma nação, lugar de resistência e de identidade. A Literatura não é neutra porque está inserida e reflete a realidade social, econômica, política e cultural do seu local de origem, apresenta uma vasta possibilidade de interpretações, assim como a Geografia. Logo a perspectiva central deste texto é de Geografia & Literatura Negra. Inúmeras vezes são traçadas relações tanto históricas quanto geográficas com obras literárias, sendo indiscutível a sua importância como um elemento fundante da nação brasileira e dentro do contexto de formação da identidade brasileira cujo objetivo era ultrapassar o considerado impasse de múltiplas culturas nacionais.

 

 

 

Biografia do Autor

Geny Ferreira Guimarães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Professora do Colégio Técnico (CTUR).

Professora EBTT de Geografia – CTUR/UFRRJ. Doutora em Geografia – UFBA, Mestre em Ciências Sociais – CPDA/UFRRJ e Graduada em Geografia – UFF. Área de pesquisa: Geografias Negras, Geografia e Literaturas Negras, Ruralidades e Questões Raciais.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

Guimarães, G. F. (2019). TERRITORIALIDADES SILENCIADAS E APAGADAS QUE SE TORNAM VISIBILIZADAS POR MEIO DA POÉTICA NEGRA. (SYN)THESIS, 9(2), 31–40. https://doi.org/10.12957/synthesis.2016.46027

Edição

Seção

Artigos