TRANSFORMAÇÕES NA ECONOMIA BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS 90 COMÉRCIO BILATERAL COM A ARGENTINA 1991/2011

Autores

  • Ana Claudia Nogueira Bertolino Mestranda em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Caio Peixoto Chain Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
  • Cezar Augusto Miranda Guedes Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25833

Palavras-chave:

Comércio Brasil-Argentina, Balança Comercial, Mercosul

Resumo

As últimas décadas do século passado foram marcadas internacionalmente pelo aprofundamento de processos interligados que transformaram, em grande medida, a dinâmica social e econômica em escala mundial. Além da aceleração dos processos inovativos e da formação de blocos regionais, evidenciou-se o incremento de distintas formas de internacionalização da produção: comércio, investimento direto estrangeiro e relações contratuais.O comércio constitui variável imprescindível para a dinâmica econômica e para uma maior integração internacional. Apenas em 2011, o comércio exterior brasileiro registrou recorde de US$ 482,3 bilhões. As exportações e importações encerraram o período com resultados igualmente recordes. A Argentina figura em terceiro lugar no fluxo de exportações e importações brasileiras. Além disso, juntos, Brasil e Argentina cumprem papel fundamental em sua região, potencializado via Mercosul. O cenário tem evoluído para um fortalecimento mútuo na medida em que são criadas formas mais soberanas de inserção internacional, onde a soma das partes tende a ser maior que seus componentes em separado.

 

Biografia do Autor

Ana Claudia Nogueira Bertolino, Mestranda em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Mestranda em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Caio Peixoto Chain, Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Cezar Augusto Miranda Guedes, Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Pós-Doutor pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

Downloads

Como Citar

Bertolino, A. C. N., Chain, C. P., & Guedes, C. A. M. (2017). TRANSFORMAÇÕES NA ECONOMIA BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS 90 COMÉRCIO BILATERAL COM A ARGENTINA 1991/2011. (SYN)THESIS, 8(1), 93–111. https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25833

Edição

Seção

Artigos