VALOR DA MARCA: QUESTÃO QUE UNE MARKETING A CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Mariza Branco Rodrigo de Freitas FAF/UERJ e FGV Online.
  • Manoel Marcondes Machado Neto Faculdade de Administração e Finanças/UERJ.

Palavras-chave:

Marca, Valor da marca, Ativos intangíveis, IFRS.

Resumo

Podendo proporcionar benefícios a todos os públicos de interesse (ditos stakeholders) das organizações, as marcas comerciais constituem um tipo especial de ativo intangível, ao lado de patentes e direitos autorais, cada vez mais expressivos na composição patrimonial das empresas, repercutindo na sua competitividade e influindo na estratégia das mesmas. O valor contábil das marcas, entretanto, ainda é significativamente inferior ao seu valor econômico. Assim, no momento em que o Brasil vivencia a transição para as International Financial Reporting Standards (IFRS), o presente estudo, no âmbito de projeto de pesquisa em andamento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), objetiva apontar causas e impactos da distorção entre os valores econômico e contábil das marcas, além de analisar as restrições normativas relativas à contabilização das mesmas. Pretende-se, com isso, identificar, a partir da percepção de profissionais do mercadoe do ambiente acadêmico, que a questão primária para a solução dessa problemática está na confiabilidade da mensuração do seu valor monetário: uma aproximação ideal entre a avaliação mercadológica das marcas e aquela que se reflete em seus demonstrativos financeiros.

Biografia do Autor

Mariza Branco Rodrigo de Freitas, FAF/UERJ e FGV Online.

Mestre em Ciências Contábeis - FAF/UERJ. Professora-tutora - FGV Online.

Manoel Marcondes Machado Neto, Faculdade de Administração e Finanças/UERJ.

Doutor do quadro permanente - Programa de Mestrado em Ciências Contábeis. Professor Associado - FAF/UERJ.

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Como Citar

de Freitas, M. B. R., & Machado Neto, M. M. (2015). VALOR DA MARCA: QUESTÃO QUE UNE MARKETING A CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (SYN)THESIS, 6(2), 129–139. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/13576

Edição

Seção

Artigos