Políticas Editoriais

Foco e Escopo

(SYN)THESIS é o periódico editado pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, orientado para a divulgação de trabalhos científicos relacionados à área das Ciências Sociais e Humanas, tais como: Administração, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Filosofia, História, Relações Internacionais, Serviço Social e Sociologia, bem como as derivadas da associação interdisciplinar dessa áreas. Os artigos são organizados a partir de seções livres e dossiês temáticos. Propostas de temas para dossiê são bem-vindas e encorajadas. Havendo oferta suficiente, poderão ser publicadas edições especiais contendo apenas trabalhos relacionados ao tema determinado pela correspondente chamada de artigos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Desafios atuais da Educação à luz da Sociologia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Saúde e doença em perspectiva sociocultural: instituições, saberes e práticas de controle e cura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Esporte, Cultura e Sociedade: Resistências e reificações sob o prisma das ciências humanas e sociais

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Desafiando Retrocessos: gênero como pauta de enfrentamentos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo artigo encaminhado à revista (SYN)THESIS é analisado inicialmente por dois pareceritas - selecionados entre pares do autor(es) - em processo de revisão anônima de parte a parte (double blind review). Em havendo necesidade, por recomendação de parecerista, o artigo é encaminhados ao autor(es) para ciência e possíves correções. Satisfeitas essas exigências e na hipótese de divergência entre avaliações, o trabalho é submetido a um terceiro parecerista em idêntico processo. Dois pareceres favoráveis classificam o artigo para publicação.O Conselho Editorial pode ser chamado a auxiliar na priorização dos artigos para publicação no próximo número ou nos seguintes no caso de excesso de oferta. Em qualquer situação, será dada ciência ao(s) autor(es) a respeito da possibilidade de adiamento da publicação.

 

Periodicidade

A publicação é quadrimestral, em abril, agosto e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre o impresso

O Centro de Ciências Sociais (CCS) da Universidade  do Estado do Rio de Janeiro tem a satisfação de reiniciar a edição da revista (SYN)THESIS, retomando um projeto criado na gestão da Profa. Dra. Lená Medeiros de Menezes (1996-1999) e que, orientado pela excelência acadêmica, logo obteve grande receptividade no meio acadêmico, inclusive além das fronteiras de nossa Universidade. Na gestão seguinte (2000-2003), o projeto teve continuidade sob a direção da Profª Dra. Lucia Maria Bastos Pereira das Neves. Nossa publicação foi interrompida no período 2003-2011. Retornou com a publicação do volume 5, em 2012, na gestão do Prof. Ms. Domenico Mandarino.