A Física Moderna no Nordeste: uma análise da produção do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.82514

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Fisica Moderna, metodologia de ensino

Resumo

O presente artigo trata de uma revisão bibliográfica que possui como fonte de dados dissertações de um programa de Pós-graduação em rede Stricto Sensu. Neste trabalho, analisamos sob qual perspectiva foram produzidos os materiais didáticos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (regional 03 do programa Nordeste), referentes aos conteúdos de Física Moderna, nos polos credenciados em 2013 e ativos ainda hoje, na Região Nordeste. Para isso, fizemos um recorte temporal dos materiais produzidos nos últimos 10 anos, contemplando 09 estados da região, subdivididos em 22 polos do Mestrado Profissional. Diante desse contexto, buscamos averiguar as produções realizadas em cada polo, identificando as que contemplam o tema de nosso interesse de investigação, bem como os tipos de metodologias utilizadas, tendo em vista a sua possível aplicabilidade ou inserção no ensino médio, enquanto produto educacional. Nossos resultados apontam que do total de 210 dissertações defendidas nos cinco polos estudados, apenas 22 abrangeram o tema em questão, utilizando-se das mais diversas metodologias de ensino, em sua maioria, não se limitando, assim, a uma única metodologia, para caracterizar a execução do produto educacional proposto aos demais professores de Física em atuação.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Marcos Antonio Barros, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Professor do Departamento de Física; professor efetivo do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática; professor efetivo do RENOEM ( Mestrado/Doutorado)

Olavio Vinícios Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Física pela Universidade Estadual da Paraíba, (2020.2), Graduado em Artes Visuais, pela UNIFAVENI (2022), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2022), Foi Presidente do Centro Acadêmico de Física - CAFIS (2017/18/19/20), Membro do Grupo de Teatro Científico Impetus (UEPB), Bolsista do Programa Residência Pedagógica - CAPES 2018/19, Monitor do Projeto de Extensão Pró-Enem (UEPB), Ex monitor do PROAFE - Programa de Apoio a Formação e ao Ensino (2020), como também Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto intitulado: A Utilização do Arduíno na Aprendizagem da Física. Com experiência no campo de pesquisas sobre a Utilização de Tecnologias em Sala de Aula, bem como a inserção das Artes no Ensino da Física. Atualmente é Membro do Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e suas Tecnologias, Professor Formador no PARAÍBATEC, Diretor Geral do PSCMVA, e Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela UEPB.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

Barros, M. A., & Barbosa, O. V. (2024). A Física Moderna no Nordeste: uma análise da produção do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Revista Sustinere, 12(2), 1029–1048. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.82514