A Física Moderna no Nordeste: uma análise da produção do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.82514Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Fisica Moderna, metodologia de ensinoResumo
O presente artigo trata de uma revisão bibliográfica que possui como fonte de dados dissertações de um programa de Pós-graduação em rede Stricto Sensu. Neste trabalho, analisamos sob qual perspectiva foram produzidos os materiais didáticos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (regional 03 do programa Nordeste), referentes aos conteúdos de Física Moderna, nos polos credenciados em 2013 e ativos ainda hoje, na Região Nordeste. Para isso, fizemos um recorte temporal dos materiais produzidos nos últimos 10 anos, contemplando 09 estados da região, subdivididos em 22 polos do Mestrado Profissional. Diante desse contexto, buscamos averiguar as produções realizadas em cada polo, identificando as que contemplam o tema de nosso interesse de investigação, bem como os tipos de metodologias utilizadas, tendo em vista a sua possível aplicabilidade ou inserção no ensino médio, enquanto produto educacional. Nossos resultados apontam que do total de 210 dissertações defendidas nos cinco polos estudados, apenas 22 abrangeram o tema em questão, utilizando-se das mais diversas metodologias de ensino, em sua maioria, não se limitando, assim, a uma única metodologia, para caracterizar a execução do produto educacional proposto aos demais professores de Física em atuação.
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