Educação em Saúde Pública: utilização do Exame Clínico Objetivo Estruturado em equipe interprofissional (ITOSCE) como avaliação para a prática colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76394Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Aprendizagem Colaborativa, Saúde Pública, Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeResumo
Objetivou-se avaliar a experiência de atividade pedagógica interprofissional simulada realizada em uma universidade pública brasileira. Trata-se de estudo exploratório com análise quali-quantitativa. Estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia foram convidados a realizar o Inter-Professional Team Objective Structured Clinical Exam (ITOSCE). Os estudantes, por grupo, foram observados em estações, com vinte minutos de duração, contendo situações-problema do cotidiano da Atenção Primária à Saúde. O feedback foi realizado nas estações e o desempenho esperado foi revisto. A avaliação processual incluiu: questionário de opinião; aplicação da Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS) que avalia disponibilidade para educação interprofessional (EIP) e grupo focal. O questionário foi respondido por 40 estudantes (26,1 ±5,26 anos) com média alta (90% dos pontos distribuídos), revelando que a experiência foi considerada positiva. Também foi observada alta pontuação no RIPLS (87%), indicando disponibilidade para EIP. No grupo focal, os estudantes empatizaram com ITOSCE como dispositivo de formação com capacidade de desenvolver habilidades colaborativas importantes, ao mesmo tempo que reconheceram a necessidade da comunicação interprofissional para qualificar o trabalho em saúde. Os resultados mostraram atitudes positivas em relação ao trabalho colaborativo. A experiência simulada foi adequada para observar competências colaborativas e trabalho em equipe e resultou em impacto educativo
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