Educação em Saúde Pública: utilização do Exame Clínico Objetivo Estruturado em equipe interprofissional (ITOSCE) como avaliação para a prática colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76394

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Aprendizagem Colaborativa, Saúde Pública, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Objetivou-se avaliar a experiência de atividade pedagógica interprofissional simulada realizada em uma universidade pública brasileira. Trata-se de estudo exploratório com análise quali-quantitativa. Estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia foram convidados a realizar o Inter-Professional Team Objective Structured Clinical Exam (ITOSCE). Os estudantes, por grupo, foram observados em estações, com vinte minutos de duração, contendo situações-problema do cotidiano da Atenção Primária à Saúde. O feedback foi realizado nas estações e o desempenho esperado foi revisto. A avaliação processual incluiu: questionário de opinião; aplicação da Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS) que avalia disponibilidade para educação interprofessional (EIP) e grupo focal. O questionário foi respondido por 40 estudantes (26,1 ±5,26 anos) com média alta (90% dos pontos distribuídos), revelando que a experiência foi considerada positiva. Também foi observada alta pontuação no RIPLS (87%), indicando disponibilidade para EIP. No grupo focal, os estudantes empatizaram com ITOSCE como dispositivo de formação com capacidade de desenvolver habilidades colaborativas importantes, ao mesmo tempo que reconheceram a necessidade da comunicação interprofissional para qualificar o trabalho em saúde. Os resultados mostraram atitudes positivas em relação ao trabalho colaborativo. A experiência simulada foi adequada para observar competências colaborativas e trabalho em equipe e resultou em impacto educativo

Biografia do Autor

Eliane Dias Gontijo, Federal University of Minas Gerais

Faculdade de Medicina

Najara Barbosa da Rocha, Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da UFMG

Faculdade de Odontologia

Alexandra Dias Moreira, Federal University of Minas Gerais

Escola de Enfermagem

Paula Machado Arantes, Federal University of Minas Gerais

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Helian Nunes Oliveira, Federal University of Minas Gerais

Faculdade de Medicina

Andrea Clemente Palmier, Federal University of Minas Gerais

Faculdade de Odontologia

Giselle Lima Freitas, Federal University of Minas Gerais

Escola de Enfermagem

Maria Inês Barreiros Senna, Federal University of Minas Gerais

Faculdade de Odontologia

Raphael Augusto Teixeira Aguiar, Federal University of Minas Gerais

Escola de Medicina

José Rodrigues Freire Filho, World Health Organization (PAHO / WHO)

Consultor de Recursos Humanos em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde

Fabiane Ribeiro Ferreira, Federal University of Minas Gerais

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

Gontijo, E. D., Rocha, N. B. da, Moreira, A. D., Arantes, P. M., Oliveira, H. N., Palmier, A. C., … Ferreira, F. R. (2024). Educação em Saúde Pública: utilização do Exame Clínico Objetivo Estruturado em equipe interprofissional (ITOSCE) como avaliação para a prática colaborativa. Revista Sustinere, 12(2), 809–827. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76394