Roteiro prático para preceptoria em fisioterapia intensiva pediátrica de um hospital universitário.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.61910

Palavras-chave:

Preceptoria, roteiro de estagio, serviço de fisioterapia em hospital, estágio clínico.

Resumo

Resumo: É importante que o preceptor da unidade de terapia intensiva pediátrica tenha um planejamento estruturado para sequenciar os aprendizados com coerência dos temas e qualidade de conteúdo aos seus residentes, sendo esses os principais objetivos da preceptoria. Permitindo assim articular de forma prática e didática os diversos assuntos necessários para a formação concisa desse residente ao mesmo tempo, em que permite obter melhores parâmetros de avaliação. Este roteiro destina se também a desenvolver conhecimentos, habilidades, competências e atitudes necessárias à prática multiprofissional, possibilitando o desenvolvimento da capacidade crítica, reflexiva, participativa e transformadora, principalmente focada nas especificidades da área de concentração da residência. Este artigo trata-se de projeto de intervenção do tipo plano de preceptoria onde foi estruturado em formato de Roteiro Prático de Ensino e a avaliação quinzenal ou mensal foi seguindo a metodologia na pirâmide de Miller. O roteiro proposto foi resultado da interação com a  rede de apoio com todos os atores da preceptoria; visando a melhoria na capacidade técnica assistencial desses residentes; e também a reversão das fraquezas antes imposta pela falta de argumentação teórico dos assuntos mais questionados durante o estágio e o planejamento para as atividades por meio do cronograma, possibilitou o cumprimento das temáticas, permitindo a organização dos processos de preceptoria, abordados e graduados por nível de dificuldades. Com utilização do método, foi possível a materialização de um conceito pedagógico e aumentou o impacto educacional das avaliações, bem como qualificou a formação dos residentes, permitindo assim um aprendizado direcionado.

 

Biografia do Autor

Gisele da Silva Peixoto Zandona, Universidade Federal da Grande Dourados

Fisioterapeuta intensivista pediátrica e neonatal, com experiência de atuação em diversas áreas da fisioterapia entre elas neurologia, ortopedia, pronto socorro, fisioterapia intensiva adulto e pediátrica. Atualmente atuo como fisioterapeuta especialista na UTI PED do Hospital Universitário da Grande Dourados, atuo como coordenadora e Responsável técnica da equipe de fisioterapeutas da UTI Pediátrica e sou preceptora da residência em fisioterapia materno infantil do HU- UFGD. Atuante também como fisioterapeuta especialista em acupuntura. Especialista em fisioterapia em terapia intensiva pediátrica e neonatal. Mestranda em Ciências da Saúde no UFGD.

Deisiane da da Silva Mesquita, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira e administradora. Mestre em Epidemiologia e Vigilância em Saúde pelo Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS). Especialista em Enfermagem Terapia Intensiva Adulto (ESAMAZ). Especialista em Enfermagem Terapia Intensiva Neonatal (FCC); Pós graduada em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (UFF/RJ). Durante a graduação, foi integrante do Grupo de Trabalhos e Pesquisas em Enfermagem (GTPE) na FCAT (2013-2015). Realizou atividades de Bolsista como Monitora, dedicando-se a elaboração e ministração de aulas teóricas e práticas. Atuou como Bolsista Extensionista no Projeto Mais Saúde Entre Idosos. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, processos de Enfermagem, Doenças Crônicas e Educação em Saúde, atuando principalmente nos cuidados de Enfermagem. Atualmente está como enfermeira epidemiologista no setor de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) no Centro de Informações Estratégicas (CIEVS); atuando também na assistência na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará.

Meyrilane Vicente de Laias Moreira, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Fisioterapia UNIGRAN - MS

Camila Fortes Correa, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Enfermagem - UFSM

Mestranda em Ciências da Saúde - UFGD.

Especialista em Enfermagem Intensiva Pediátrica e Neonatal- AVM

Especialista em Preceptoria em Saúde - UFRN

Preceptora da Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional da UFGD.

Shanna Machado de Sousa, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Enfermagem - UESPI

Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva

Referências

AGUIAR, Adriana Cavalcanti. Preceptoria em Programas de Residência: ensino, pesquisa e gestão / Adriana Cavalcanti de Aguiar (Organizadora). Rio de Janeiro: CEPESC/IMS/UERJ, 2017. Disponível em: https://preceptores.icict.fiocruz.br/livro-preceptoria-em-programas-de-residencia.pdf. Acessado em 15 de novembro de 2020

BOTTI, Sérgio Henrique de Oliveira. O Papel do Preceptor na Formação de Médicos Residentes: um estudo de residências em especialidades clínicas de um hospital de ensino. Rio de Janeiro; 2009. Doutorado [Tese] – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.). Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2582/1/ENSP_Tese_Botti_Sergio_Henrique.pdf

DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Campinas: Editora Papirus, 1994. (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico).

DILLON, Loretta Schoen; TOMAKA, Joseph W.; CHRISS, Claudia E; GUTIERREZ, Camelia P; HAIRSTON, Jennifer M. The effect of student clinical experiences on clinician productivity. J Allied Health, p. 261–5, 2003.Disponivel em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14714600/. Acessado em 23 de março de 2021.

EINLOFT, Paulo Roberto; GARCIA, Pedro Celiny; PIVA, Jefferson Pedro; BRUNO, Francisco; KIPPER, Délio José; FIORI, Renato M. Perfil epidemiológico de dezesseis anos de uma unidade de terapia intensiva pediátrica. Revista de Saúde Pública, v. 36, n. 6, p. 728–733, dez. 2002. Disponível em : https://www.scielo.br/j/rsp/a/48kXd8Lbgyn7f4tjz3pPtmF/abstract/?lang=pt. Acessado em outubro de 2020.

IZECKSOHN, Mellina Marques Vieira; JUNIOR, Jorge Esteves Teixeira; STELET, Bruno Pereira; JANTSCH, Adelson Guaraci. Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade: desafios e realizações em uma Atenção Primária à Saúde em construção. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2017, v. 22, n. 3, pp. 737-746. ISSN 1678-4561.Disponivel em: https://www.scielo.br/j/csc/a/6TSMNrnJvwcSgjvwzGjRFmd/abstract/?lang=pt. Acessado em junho 2020.

LIMA, ROZENDO. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-Pet Saúde. Interface 19 (suppl 1) • Ago 2015 • https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0542 . Acessado em: 10 de março de 2021.

MADRUGA, Luciana Margarida de Santana; MARTINS, Fábio de Lima; BEZERRA, Samarony Caio Moreno; PASSOS, Anadélia Lopes de Souza; LIMA E COSTA, Murillo Frazão de; DIAS, Adriana Luna Pinto; LEITE, Karla Neves; COSTA, Thaísa Dias de Carvalho. O papel do fisioterapeuta na preceptoria de uma residência multiprofissional em saúde hospitalar. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 4, n. 8, 2017. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/cadernos-educacao-saude-fisioter/issue/view/32/showToc. Acessado em 5 de janeiro de 2020.

MILLER, G. E. The assessment of clinical skills/ competence/performance. Acad Med. 1990;65(9 suppl): S63–S67.Disponivel em: https://journals.lww.com/academicmedicine/toc/1990/09000. Acessado em 30 de outubro de 2020.

MACEDO, Kelly Dandara da Silva; ACOSTA, Beatriz Suffer; SILVA, Ethel Bastos da; SOUZA, Neila Santini de; COLOMÉ, Carmem Lúcia; SILVA, Karla Kristiane Dames. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/XkVvYBMtbgRMLxQvkQGqQ7z/?lang=en. Acessado em: 07 de abril de 2021.

PISSAIA, Luís Felipe; QUARTIERI, Marli Teresinha; AMADO, Nélia Maria Pontes; CARREIRA, Susana Paula Graça; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; COSTA, Arlete Eli Kuns da. Metodologia de problematização como processo avaliativo em um curso profissionalizante na área da saúde. Revista Sustinere, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 279 - 295, jan. 2018. ISSN 2359-0424. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/30285. Acessado em: 07 de abril de 2021

Downloads

Publicado

25-07-2022

Como Citar

Zandona, G. da S. P., Mesquita, D. da da S., Moreira, M. V. de L., Correa, C. F., & de Sousa, S. M. (2022). Roteiro prático para preceptoria em fisioterapia intensiva pediátrica de um hospital universitário. Revista Sustinere, 9(2), 704–715. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.61910