Programa Saúde na Escola: aspectos históricos da saúde do escolar e reflexões sobre a intersetorialidade

Autores

  • Fabricio Moraes Pereira Secretaria Municipal de Educação de Belém - SEMEC; Universidade Federal do Pará - UFPA. https://orcid.org/0000-0002-8937-4409
  • Letícia Carneiro da Conceição Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC).
  • Carlos Jorge Paixão Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Liliane Silva do Nascimento Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.61504

Palavras-chave:

Saúde Escolar, Colaboração Intersetorial, Políticas Públicas, Promoção da Saúde

Resumo

Este trabalho é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Percepções, vivências e perspectivas de professores sobre o Programa Saúde na Escola” e se apresenta de forma a discutir a saúde do escolar no Brasil, a construção do Programa Saúde na Escola, seu contexto histórico e aspectos relativos às ações intersetoriais entre educação e saúde. O mesmo é pautado em pesquisa bibliográfica de diferentes tipos de obras, a fim de constituir um estudo e reflexões cientificamente relevantes diante da temática abordada. Percebe-se a historicidade da saúde do escolar no Brasil em consonância com os avanços dos estudos em saúde pública no mundo, bem como emissão de portarias interministeriais no contexto do Sistema Único de Saúde. Promove-se a discussão acerca da intersetorialidade e perspectivas enquanto modo de gestão e seus impactos na sociedade e na saúde do escolar. Conclui-se que, apesar do percurso histórico inconstante, a saúde do escolar se tornou uma das vertentes das políticas de promoção da saúde de grande importância para a nação brasileira e que ainda necessita de ações organizadas e bem geridas para efetivar uma dinâmica intersetorial satisfatória.

Biografia do Autor

Fabricio Moraes Pereira, Secretaria Municipal de Educação de Belém - SEMEC; Universidade Federal do Pará - UFPA.

Mestre em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (UFPA); Professor Formador na Coordenação Integrada de Educação e Saúde (CINES), Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC).

Letícia Carneiro da Conceição, Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC).

Doutora em Educação (UFPA); Técnica da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC).

Carlos Jorge Paixão, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação (UNESP); Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Ciências da Educação (ICED).

Liliane Silva do Nascimento, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública (USP); Professora Associada II da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Ciências da Saúde (ICS), Faculdade de Odontologia (FO).

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Publicado

02-08-2022

Como Citar

Pereira, F. M., da Conceição, L. C., Paixão, C. J., & do Nascimento, L. S. (2022). Programa Saúde na Escola: aspectos históricos da saúde do escolar e reflexões sobre a intersetorialidade. Revista Sustinere, 10(1), 294–307. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.61504