Quais determinantes individuais e sociais estão associados ao relato de testagem positiva para COVID-19 em comunidades universitárias brasileiras?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.60673

Palavras-chave:

Coronavírus, Pandemias, Saúde, Estudos transversais.

Resumo

Introdução: A pandemia da COVID-19 afetou a comunidade universitária brasileira, desta forma o conhecimento acerca das características individuais e sociais que determinam o adoecimento desse grupo é essencial. Objetivo: Estimar a prevalência e os fatores associados ao relato de testagem positiva para a COVID-19 em comunidade universitária brasileira. Métodos: Realizou-se a análise da linha de base de um estudo longitudinal conduzido em 2020, com discentes docentes e técnicos em 11 instituições de ensino superior. O relato de testagem positiva para COVID-19 e demais variáveis investigadas foram coletadas por um questionário on-line. As razões de prevalências (RP) foram empregadas como medida de associação nas análises brutas e ajustadas. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Participaram 4.809 voluntários e desse total 3,8% relataram testagem positiva para COVID-19. Menores prevalências desse relato foram observadas para todas as regiões quando comparada a região Norte, e com maiores prevalências em mulheres (RP: 1,59; IC95%: 1,14–2,22), com o aumento da idade (RP: 1,02; IC95%: 1,01–1,03), de cor da pele preta (RP: 1,93; IC95%: 1,20–3,08) e parda (RP: 1,67; IC95%: 1,15–2,43), ter companheiro e não estar em distanciamento social (RP: 2,09; IC95%: 1,50–2,92). Conclusão: Conclui-se que quatro em cada 10 membros da comunidade universitária relataram ter testado positivo para a COVID-19. A ocorrência da infecção foi frequente na região Norte, em mulheres, com o aumento da idade e com companheiro, que se autodeclararam com cor da pele preta/parda e não estavam em distanciamento social.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Concluiu o Doutorado em Educação Física em 2014 e o Mestrado em Educação Física em 2011, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Atividade Física relacionada à Saúde. Atualmente é docente do magistério superior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atua como editor de seção da Revista Brasileira de Ciência e Movimento e Membro do Conselho Editorial dos Arquivos de Ciências do Esporte. É revisor de periódicos indexados, como a Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde e Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Tem experiência no ensino de componentes com foco em atividades físicas e esportes, gestão e administração esportiva. Desenvolve pesquisas com foco no estilo de vida de universitários e ações intervencionistas voltadas para a cultura do esporte.

Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus ICSEZ Parintins. Doutora em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) em 2020; Mestre em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC em 2012 - bolsista CAPES; Especialista em Saúde Coletiva da Universidade Estadual da Bahia/UESB em 2010; Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC em 2007 - bolsista FAPESB. Possui experiência na área de Saúde Coletiva e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física e saúde, atenção primária em saúde e saúde do escolar

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa. Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA, 2008. Mestre em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2011. Doutora em Educação Física, University of Western Ontario (UWO), London, Canadá (2012-2015). Atuou no quadro docente efetivo das seguintes instituições de ensino: Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação (2013.2 e 2014.1); Professora Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física, Campus Avançado de Governador Valadares, Minas Gerais (2014-2016); Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Itapetinga (2016-2017). Foi professora Substituta da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Foi bolsista do programa de estudos Emerging Leaders of America (ELAP), Canadá, 2010. Participante do 18º Simpósio de Estudos Olímpicos na Academia Olímpica Internacional, Olímpia, Grécia (2011). Temas de interesse: História da Educação Física e do Esporte; Sociologia do esporte; Megaeventos esportivos; Estudos Olímpicos, Esporte e Mídia; Esporte educacional.

Grasiely Faccin Borges, Universidade Federal do Sul da Bahia

Atualmente é professora adjunta nível IV na Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB- Campus Jorge Amado, atua nos Programas de Pós-Graduação de Mestrado em Educação Física UESB/UESC e Mestrado em Saúde, Ambiente e Biodiversidade da UFSB, é líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde- NEPS/UFSB (desde 2016) e coordena o projeto Labmorfo Virtual (2016), também é membro do Centro de Investigação do Desporto e da Actividade Física da Universidade de Coimbra-Portugal. Membro da Rede CLP- Investigação e Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa e da International Society of Exercise and Immunology (ISEI). Atuou como docente no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Foi líder do Grupo de Pesquisa Saúde e Desempenho Humano-GPeHSD (2013-2016). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: fisiologia humana e do exercício, exercício físico e saúde, imunologia do exercício e envelhecimento humano. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2002) com bolsa do Programa Especial de Treinamento-PET, atualmente conhecido como Programa de Educação Tutorial, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) com bolsa CAPES e Doutorado em Ciências do Desporto no Ramo de Actividade Física e Saúde pela Universidade de Coimbra-Portugal (2013) com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior concedida pelo CNPq (diploma revalidado pela UNICAMP processo nº1199/14).

Dirceu Santos Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Física pela UNICAMP, com estágio doutoral na University of Southampton (2012-2016). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2010-2012). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (2006-2010). Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), vinculado ao curso de graduação em Educação Física, e Pós-graduação Strictu Senso (Mestrado e Doutorado) em Educação (PPGEdu-UFMS). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde (GPPPELES-UFMS). Foi Chefe de seção de orientação, avaliação e monitoramento de ações de esporte da UFMS (2017-2018). Foi Formador do Programa Segundo Tempo, vinculado ao Ministério do Esporte (2014-2014). Foi Professor do Programa Segundo Tempo Universitário da UFMS (2019-2020). Tem experiência em Políticas Públicas de Educação, Esporte, Lazer e Saúde.

Ana Maria Dourado Lavinsky Fontes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Ciências (2014) pelo Programa Enfermagem em Saúde Pública da EERP - USP (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: Saúde Coletiva, Atenção Básica e Programa de Saúde da Família, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Educação à Distância.

 

Soraya Dantas Santiago dos Anjos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialista em Saúde Pública: habilitação Sanitarista, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz, no Departamento de Ciências da Saúde, ministrando disciplinas na graduação em enfermagem na área de conhecimento gestão do cuidado em saúde, gerenciamento de enfermagem em saúde coletiva, organização de serviço e programas de saúde. Atua na Pós-graduação latu sensu, ministrando principalmente nos seguintes temas: Politica de Saúde; Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Vigilância à Saúde. Atenção Básica, e saúde da família. Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, atuando nos últimos anos na gestão do cuidado na área hospitalar. Desenvolve atividades de apoio a educação permanente enfermeira da Secretaria de Saúde Estado da Bahia.Tem experiência na área de gestão de sistemas e serviços de saúde, Planejamento, Atenção Básica e saúde da família, np âmbito da formação, do trabalho, da gestão, do controle social, e da produção do cuidado.

Vitória Solange Coelho Ferreira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1982), mestrado em Saúde Comunitária com área de concentração em gestão e planejamento, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Medicina área de concentração na clínica médica, linha de pesquisa Micropolítica do Trabalho e Produção do Cuidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Enfermeira aposentada do Ministério da Saúde com atuação na 7ª Diretoria Regional de Saúde, Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) do Departamento de Ciências da Saúde/Curso de Enfermagem. Foi professora do Mestrado de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Implantou e coordenou o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e coordenou a COREMU. Atualmente docente do Mestrado Profissional em Enfermagem, coordenadora do Projeto extensionista Vigilância em Saúde: integração ensino-serviço. Tem experiência em tutoria e preceptoria de cursos de Pós-Graduação Latu Sensu presencial e EaD e programa de residência. Tem experiência em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão, Planejamento e Avaliação, desenvolvendo trabalhos com temas intersetorialidade, avaliação de programas e serviços de saúde, processo de trabalho, produção do cuidado, saúde e meio ambiente e metodologias ativas. Realiza atividades de qualificação dos profissionais dos municípios da área de abrangência da UESC e de apoio à educação permanente no âmbito da formação, da gestão, controle social e organização dos serviços.

Cilene Rebolho Martins, Faculdade Metodista Centenário

Docente no curso de Educação Física - Bacharelado da Faculdade Metodista Centenário (FMC) - RS. Doutorado em Educação Física na área de Biodinâmica do Desempenho Humano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Educação Física na área de Cineantropometria e Desempenho Humano pela UFSC. Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS. Atua como docente principalmente em disciplinas de Esportes Coletivos e Saúde Pública. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Educação Física da FMC, membro da CAS (Comissão de Avaliação e Seleção) do Conselho Municipal de Esportes da cidade de Santa Maria - RS e revisora de periódicos nacionais. Experiência de 8 anos na área de ginástica de academia. Experiência com pesquisas nas áreas de Cineantropometria e Desempenho Humano e Atividade Física e Saúde, com ênfase no âmbito escolar e nos temas de Imagem corporal, Aptidão física, Atividade Física, Antropometria, intervenções e adolescentes.

Giseli Minatto, Centro Universitário União de Ensino do Sudoeste do Paraná

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2008), mestrado em Educacão Física na área de Cineantropometria e Desempenho Humano pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e doutorado em Educação Física na área de Biodinâmica do Desempenho Humano pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Concluiu o pós-doutorado em Educação Física na área de Atividade Física Relacionada à Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Atualmente é pesquisadora - Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde e professora do Centro Universitário União de Ensino do Sudoeste do Paraná. Tem pesquisado tópicos relacionados à atividade física, crescimento físico e aptidão física, com ênfase em programas de promoção da atividade física e da aptidão cardiorrespiratória e redução do comportamento sedentário em escolares.

Sheilla Tribess, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Especialização em Atividade Física, Qualidade de Vida e Envelhecimento pela Universidade Norte do Paraná (2003), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006, doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2012) e pós-doutorado pela universidade de Queensland, Australia (2014). Exerceu o cargo de coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto de Educação Superior de Manhuaçu (IESMAN) e atuou como docente do Departamento de Educação Física da Unviversidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente está vinculada ao Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no Instituto de Ciências da Saúde e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação Física na linha de pesquisa: Epidemiologia da Atividade Física. Possui experiência no ensino na área de desenvolvimento motor, avaliação funcional, epidemiologia do envelhecimento e da atividade física. O campo de investigação é com ênfase nos seguintes temas: saúde do idoso, epidemiologia, avaliação de programas e serviços em atividade física e saúde.

Silvio Aparecido Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz

Silvio Aparecido Fonseca é natural de TOLEDO / PR. É graduado (Universidade Estadual de Londrina - 1999), mestre (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2005) e doutor (UFSC - 2014) em Educação Física. É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Ilhéus / BA), lotado no Departamento de Ciências da Saúde. Na pós-graduação STRICTO SENSU, é professor permanente de mestrado no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UESB/UESC (Jequié e Ilhéus), orientando e ministrando as seguintes disciplinas: (1) Didática no Ensino Superior; (2) Educação Física e Saúde Coletiva; (3) Epidemiologia da Atividade Física. Na pós-graduação LATU SENSU, atua como tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família [UESC] e no ensino de duas Unidades Temáticas: (1) Promoção da Saúde; (2) Seminários Integradores. Atuou como instrutor de Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (curso de medicina) e, atualmente, ministra, a partir do curso de Educação Física, as seguintes disciplinas na GRADUAÇÃO: (1) Atividade Física e Saúde; (2) Atividade Física, Bem-estar e Felicidade; (3) Florescimento e Felicidade; (4) Oficina de Saúde; (5) Supervisão de Estágios; 6) Metodologia do Ensino de Exercícios Físicos para Escolares. Seus esforços de PESQUISA estão concentrados nas linhas de Atividade Física e Saúde, Promoção da Saúde, Qualidade de Vida, Estilo de Vida, Felicidade e Bem-estar; em diferentes ciclos da vida e níveis de intervenção: escolas, universidades e Atenção Primária à Saúde. Fundou (2006) e coordena o Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Felicidade [GPAFF] da UESC. Participou de 13 projetos de pesquisa, publicou 25 artigos completos em periódicos científicos, 05 capítulos de livro e recebeu dois prêmios. Participou de 70 eventos científicos e, dentre estes eventos, teve 23 participações na condição de convidado (conferencista e ou debatedor em mesa-redonda). Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UESC (2007 a 2009). É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde [SBAFS]; cofundador da Rede Ibero-Americana de Investigação da Formação em Educação Física (RIAIFEF), da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde [ABENEFS - foi primeiro presidente]. No campo da INOVAÇÃO, desenvolveu as matrizes FIT(e)PABS; GIDPEACC; e, PEACED. Em suma, os esforços de ensino, pesquisa, inovação e extensão do Prof. Silvio Fonseca e equipe tem, como horizonte, gerar contributos que possam auxiliar na promoção de vidas saudáveis e bem-estar, em consonância com a Meta 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Referências

AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 2423-46, abr. 2020. Supl. 1.

BARRETO, M. L. et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Revista Brasileira de Epidemiologia, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. e200032, abr. 2020.

BATISTA, A. et al. Análise socioeconômica da taxa de letalidade da COVID-19 no Brasil. Nota Técnica 11, [S. l.], 27 maio 2020. Disponível em: <https://ponte.org/wp-content/uploads/2020/05/NT11-An%C3%A1lise-descritiva-dos-casos-de-COVID-19.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2021.

BEZERRA, A. C. V. et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 2411-21, mar. 2020. Supl. 1.

BOTTON, A.; CÚNICO, S. D.; STREY, M. N. Diferenças de gênero no acesso aos serviços de saúde: problematizações necessárias. Mudanças Psicologia da Saúde, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 67-72, jan./ jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2020a. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/ddt-covid-19-200407.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.030 de 1º de dezembro de 2020. Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União de 2 de dezembro de 2020; Seção 1. Brasília: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.030-de-1-de-dezembro-de-2020-291532789>. Acesso em: 20 mai. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020. Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020 e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020. Diário Oficial da União de 7 de dezembro de 2020; Seção 1. Brasília: Ministério da Educação, 2020c. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mec-n-1.038-de-7-de-dezembro-de-2020-292694534>. Acesso em: 20 mai. 2021.

CHANDLER, R. et al. The impact of COVID-19 among Black women: evaluating perspectives and sources of information. Ethnicity & Health, Inglaterra, v. 26, n.1, p. 80-93, jan. 2021.

DEMENECH, L. M. et al. Desigualdade econômica e risco de infecção e morte por COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. e200095, out. 2020.

FENG, Y. et al. COVID-19 with different severities: a multicenter study of clinical features. American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, Estados Unidos da América, v. 201, n. 11, p. 1380-8, jun. 2020.

FOX, M. D. et al. Response to a COVID-19 outbreak on a University Campus - Indiana, August 2020. Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), Estados Unidos da América, v. 70, n. 4, p. 118-22, jan. 2021.

GAUTHIER, G. R. et al. Exacerbating inequalities: social networks, racial/ethnic disparities, and the COVID-19 pandemic in the United States. The Journal of Gerontology: series B, Estados Unidos da América, v. 76, n. 3, p. e88-e92, mar. 2021.

GARCIA, M. A. et al. The color of COVID-19: structural racism and the disproportionate impact of the pandemic on older black and latinx adults. The Journal of Gerontology: series B, Estados Unidos da América, v. 76, n. 3, p. e75-e80, mar. 2021.

HALLAL, P. C.; HARTWIG, F. P. Estrutura etária e mortalidade por COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 9, p. 3691-3691, set. 2020.

HALLAL, P. C. SOS Brazil: science under attack. Lancet, Inglaterra, v. 397, n. 10272, p. 373-4, jan. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Dísponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2021.

LI, W. et al. Characteristics of household transmission of COVID-19. Clinical Infectious Diseases, Estados Unidos da América, v. 71, n. 8, p. 1943-6, nov. 2020.

LIAO, J. et al. Epidemiological and clinical characteristics of COVID-19 in adolescents and young adults. The Innovation, Estados Unidos da América, v. 1, n. 1, p. 100001, mai. 2020.

MAGNO, L. et al. Desafios e propostas para ampliação da testagem e diagnóstico para COVID-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 9, p. 3355-64, jun. 2020.

OLIVEIRA, Z. M. et al. Estratégias para retomada do ensino superior em saúde frente a COVID-19. Revista Enfermagem Atual in Derme, [S. l], v. 93, p e020008, ago. 2020.

ORNELL, F. et al. ‘‘Pandemic fear’’ and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 232-5, abr. 2020.

PIRES, L. N.; CARVALHO, L.; XAVIER, L. L. COVID-19 e desigualdade: a distribuição dos fatores de risco no Brasil. Brasília: Ondas Brasil, 2020. Disponível em: <https://ondasbrasil.org/wp-content/uploads/2020/04/COVID-19-e-desigualdade-a-distribui%C3%A7%C3%A3o-dos-fatores-de-risco-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 8 Mai 2021.

PIZZICHINI, M. M. M.; PATINO, C. M.; FERREIRA, J. C. Measures of frequency: calculating prevalence and incidence in the era of COVID-19. Jornal Brasileiro de Pneumologia, Brasília, v. 46, n. 3, p. e20200243, jun. 2020.

RODRIGUEZ-MORALES, A. J. et al. COVID-19 in Latin America: The implications of the first confirmed case in Brazil. Travel Medicine and Infectious Disease, Amsterdam, v. 35, n. 3, p. 101613, mai./jun. 2020.

SANTOS, A. C. et al. Testagem para a COVID-19 em pacientes sintomáticos como fator protetivo contra estresse, ansiedade e depressão. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 21, n. Supl. 1, p. 133-43, fev. 2021.

SANTOS, G. M. F.; SILVA, M. E.; BELMONTE, B. R. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v.21, n. Supl. 1, p. 237-43, fev. 2021.

SHAH, K.; SAXENA, D.; MAVALANKAR, D. Secondary attack rate of COVID-19 in household contacts: a systematic review. QJM: an international journal of medicine, Inglaterra, v. 113, n. 12, p. 841-50, dez. 2020.

SOUSA, T. F. et al. Quais são os possíveis determinantes para a ocorrência de mortalidade por covid-19 nas capitais brasileira e no Distrito Federal? Revista Saúde.Com, Vitória da Conquista, v. 17, n. 2, p. 2144-56, 2021.

SOUZA, C. D. F. et al. Evolução espaço temporal da letalidade por COVID-19 no Brasil. Jornal Brasileiro de Pneumologia, Brasília, v. 46, n.4, p. e20200208, jun. 2020.

USTUN, G. Determining depression and related factors in a society affected by COVID-19 pandemic. International Journal of Social Psychiatry, Inglaterra, v. 67, n.1, p. 54-63, jun. 2020.

WEIR, K. Grief and COVID-19: mourning our bygone lives. Whashington: American Psychological Association. 2020. Disponível em: <https://www.apa.org/news/apa/2020/04/grief-covid-19>. Acesso em: 8 mar. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Statement on the first meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV). Geneva: WHO, 2020a. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov)>. Acesso em: 27 abr. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Laboratory testing strategy recommendations for COVID-19: interim guidance. Geneva: WHO, 2020b. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/handle/10665/331509>. Acesso em: 19 mai. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Overview of public health and social measures in the context of COVID-19: interim guidance. Geneva: WHO, 2020c. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/handle/10665/332115>. Acesso em: 20 mar. 2021.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

Sousa, T. F. de, Santos, S. F. da S. dos, Santos, D. S. dos, Borges, G. F., Silva, D. S., Fontes, A. M. D. L., … Fonseca, S. A. (2022). Quais determinantes individuais e sociais estão associados ao relato de testagem positiva para COVID-19 em comunidades universitárias brasileiras?. Revista Sustinere, 10(2), 556–572. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.60673