A Termodinâmica da Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.58491

Palavras-chave:

Termodinâmica, Biologia, Biofísica, Complexidade, Educação científica

Resumo

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Biografia do Autor

Mayara Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutoranda em Educação (UFPB). Mestra em Ensino de Ciências (PPGECEM/UEPB). Psicóloga em formação (UFPB). Especialista em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar (UEPB). Graduada em Ciências Biológicas (UEPB). Integrante do Grupo de Pesquisas em Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI/UFPB) e do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (GRECOM VIDA/UEPB). Tem interesse nos temas: feminismos e educação em ciências; educação, cultura e complexidade.

Alessandra do Nascimento Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, com interesses principais nas seguintes áreas: neurociência afetiva; neurociência cognitiva e comportamental; Psicologia Social; desenvolvimento e aprendizagem infanto-juvenil; transtornos de personalidade; variabilidades e comorbidades da população com Transtorno do Espectro Autista (TEA); e Psicologia Preta.

Márcia Adelino da Silva Dias, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM). Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (GRECOMVIDA)/Campus I/UEPB. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação docente, Didática e Ensino de Ciências/Biologia, Educação Ambiental e Etnobiologia.

Karla Patrícia de Oliveira Luna, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Atualmente é professora efetiva da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba - Campus I). Ministra aulas da disciplina Biofísica na graduação. Faz parte do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM) da UEPB. Ministra na referida pós graduação aulas das disciplinas Biotecnologia e Práticas de Laboratório para o Ensino de Ciências/Biologia, realizando orientações em ambas as áreas.

Referências

SILVA, M. G.; DIAS, M. A. S.; LUNA, K. P. O. Ensino de Biofísica: entre o equilíbrio, o desequilíbrio e a auto-organização em sistemas biológicos. Revista Sustinere, v. 8, n. 2, p. 539 – 569, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.53510 .

Downloads

Publicado

03-08-2021

Como Citar

Silva, M. G. da, Costa, A. do N., Dias, M. A. da S., & Luna, K. P. de O. (2021). A Termodinâmica da Vida. Revista Sustinere, 9(1), 405–421. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.58491

Edição

Seção

MATERIAL DIDÁTICO