Educação em saúde nos livros didáticos de Ciências e Biologia brasileiros: um panorama das teses e dissertações (1994 – 2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.57488

Palavras-chave:

Abordagens da Saúde, Currículo, Ensino de Ciências e Biologia

Resumo

O artigo apresenta um panorama da produção acadêmica de como a Educação em Saúde tem sido apresentada nos livros didáticos (LDs) do Ensino Fundamental e Médio em teses e dissertações desenvolvidas no período entre 1994 e 2018. Foram selecionadas e investigadas 9 pesquisas que abordam a temática Educação e abordagens de Saúde nos LDs de Ciências e Biologia. Como metodologia de pesquisa usamos Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos mostram que a maioria das produções são dissertações (7). Quanto as abordagens de saúde, a biomédica se fez presente em todas as produções (9), seguida da comportamental (5) e da socioecológica (3). Evidenciamos que a Educação em Saúde está fortemente ligada ao Ensino de Ciências e Biologia e que os conceitos de saúde abordados nos LDs contribuem de forma muito frágil com abordagens mais críticas de saúde.  O estudo apresenta a preocupação em discutir a saúde desde o início da escolarização. A pesquisa apontou também para a carência de discussões em Programas de Pós-graduação sobre a temática Educação em Saúde e a necessidade da inserção da temática nos LDs de forma mais crítica e reflexiva, ressaltando a necessidade da divulgação e disseminação desta temática visando abrir novos campos para discussão e reflexão sobre a Educação em Saúde no contexto escolar.

Biografia do Autor

Karine Rudek, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas UFFS. Segunda Licenciatura em Pedagogia UNINTER. Especialização em Educação Ambiental pela FETREMIS. Especialização em Orientação Educacional pela UFFS. Mestre em Ensino de Ciências pelo PPGEC - UFFS. Professora da Educação Infantil no município de Santo Ângelo e docente do curso de Pedagogia da Faculdade Santo Ângelo - FASA, atuando na pesquisa com os seguintes temas: Cinema e o Ensino de Ciências na Educação Básica, Educação em Saúde, Práticas Pedagógicas, Livro Didático; Currículo e Politicas Educacionais.

Erica do Espirito Santo Hermel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (1999), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no exterior (doutorado-sanduíche) na Universidad Miguel Hernandez (2004). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS, no Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), sócia da SBEnBio, editora da área de Ensino de Biologia da Revista Insignare Scientia (RIS) e parecerista de periódicos da área de ensino. Atuou como professora colaboradora do Mestrado em Educação - UFFS (2013-2015), como professora de pós-graduações Lato sensu da UFFS (Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica (2012); e Ensino de Ciências e Matemática - também como orientadora (2013-2014), como coordenadora do PETCiências (2011-2016, atualmente é colaboradora), como coordenadora do PIBID - Ciências Biológicas (2016-2017), como membro do Comitê Assessor de Pesquisa - UFFS (2011-2017) e como colaboradora do Programa Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática (2011-2016). Atua nas áreas de Ensino de Ciências e de Biologia, com ênfase no ensino de biologia celular, corpo humano, currículo, experimentação e livro didático.

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Publicado

06-04-2021

Como Citar

Rudek, K., & Hermel, E. do E. S. (2021). Educação em saúde nos livros didáticos de Ciências e Biologia brasileiros: um panorama das teses e dissertações (1994 – 2018). Revista Sustinere, 9, 3–20. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.57488