Estratégias metodológicas tradicionais nos Cadernos do Aluno: Uma análise dos conteúdos de Educação Física relacionados com a saúde na Rede Estadual de Ensino Público de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.55894

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Currículo, Educação Física Escolar, Estratégias.

Resumo

Atualmente, muito se tem discutido a respeito das estratégias metodológicas tradicionais baseadas em evidências. O que se sabe é que o ensino explícito, um seguimento da educação tradicional, se divide em preparação, interação e consolidação dos aprendizados. Na preparação, os objetivos são fundamentais, pois definem o que deve ser aprendido pelo aluno com base no currículo escolar. Da interação, esperam-se revisões, apresentações explícitas dos conteúdos, prática guiada e diversas revisões ao longo do processo educacional. Por fim, na consolidação, a lição de casa ou em sala de aula, resumos e anotações são imprescindíveis para o aprimoramento dos alunos. Com base nesses pressupostos: Quais dessas estratégias metodológicas estão presentes no material didático pedagógico da proposta curricular de Educação Física do Governo Estadual de São Paulo? O presente estudo visa identificar nos Cadernos do Aluno as estratégias de ensino sobre saúde direcionada ao Ensino Médio. Realizou-se a revisão documental de oito fontes, a partir da categoria: eixo temático: corpo saúde e beleza. A análise ocorreu em função dos tipos de estratégias metodológicas utilizadas nos Cadernos do Aluno. Com isso, foi possível chegar aos seguintes resultados das práticas com os alunos: interpretação de texto (perguntas fechadas e abertas), pesquisa em grupo, pesquisa individual, pesquisa em grupo (como pesquisa de campo), lição de casa e redação. Concluí-se que as estratégias metodológicas propostas nas fontes analisadas estão de acordo com as evidencias científicas.

Biografia do Autor

Alessandro Barreta Garcia, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, SP - Brasil

É doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, membro do Grupo de Estudos em Treinamento, Atividade Física e Saúde pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Saúde da Mulher no Climatério 2003-2004 e 2004-2005 pela Universidade de São Paulo e Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Nove de Julho. Lecionou por 12 anos no Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho, nas disciplinas de História e Introdução à Educação Física, Antropologia e Sociologia da Educação, TCC I e TCC II, Prática de Ensino, Seminários e Metodologia da Pesquisa. Suas pesquisas relacionam conhecimentos da Promoção da Saúde, Antropologia, História, Filosofia da Educação e História da Educação Física.

Almir de França Ferraz, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, SP - Brasil

Almir de França Ferraz é Doutor em Educação Física pela USJT-SP (bolsista), cuja linha de pesquisa é voltada para prevenção e promoção da saúde, fisiologia do exercício, cinesiologia e escola, atuando no treinamento físico, fisiologia do exercício, cinesiologia, biomecânica. É mestre em Educação Física possuindo especialização em Educação Física Policial Militar; Pós -graduado (lato sensu) em Gestão em Segurança Pública - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMMT; é bacharel em Segurança Pública e Profissional em Educação Física; Possui Cursos voltado à saúde e fisiologia do exercício, bem como, cursos Nacionais na área de Segurança e gestão Pública. É professor em Cursos de Graduação e Especialização desde o ano de 2011, integra o corpo docente da IES PMMT, fazendo parte da coordenadoria pedagógica da PMMT; Possui Publicações em revistas. Atualmente é Major da Polícia Militar e exerceu as funções de operacionais e administrativas na PMMT no interior do Estado e Capital. Integra os quadros da Polícia Militar de Mato Grosso desde 27 de outubro de 2003, nos postos de 2° Tenente PM, 1° Tenente PM, Capitão PM, Major PM e Tenente-coronel PM; Tem experiência na área de Educação Física, Defesa e Gestão Pública. https://orcid.org/0000-0002-9488-7460

Rui Anderson Costa Monteiro, Universidade Nove de Julho , SP - Brasil

Doutor em Educação. Mestre em Políticas Sociais. Especialista em Direito Educacional - Educação Física Escolar - Pedagogia Empresarial e Social. Graduado em Educação Física e Pedagogia. Docente da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Atua na área de formação de professores e políticas de educação. Especialista em Resgate e Emergências Médicas pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo e diversos cursos na área de primeiros socorros. No município de São Paulo é Professor de Educação Física para o Ensino Fundamental e Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Experiência na coordenação de subprojetos para a formação de professores (PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA). Autor de livro e capítulos de livros sobre políticas de educação e formação de professores. A área de estudo acadêmico volta-se para a compreensão da legislação e políticas da educação brasileira somado às pesquisas relacionadas aos fundamentos da Educação Física Escolar e formação de professores no Brasil, além de desenvolver cursos e palestras na área de primeiros socorros e prevenção de acidentes.

Erinaldo Luiz de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, SP - Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1994), mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública-USP (2001) e doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atualmente é coordenador do curso de educação física da Universidade Nove de Julho e professor da Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, promoção de saúde.

Aylton Figueira Junior, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, SP - Brasil

Aylton Figueira Júnior é formado em Educação Física (1985-1988), especialista em Ciências do Esporte pelo Laboratório deAptidão Física de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil (CELAFISCS), e membro de 1987 a 2000. Pós-Graduação em Ciências do Esporte na Faculdade de Educação Física de São Caetano do Sul (1989-1990) e Fisiologia do Exercício e Bioquímica Instituto de Esportes e não Cultura Manuel Fajardo Medicina Física - Havana - Cuba (1991). Coordenador do curso de Pós-graduação em Treinamento Esportivo da FMU. Docente dos Cursos de Graduação da UNINOVE e USJT. Membro da American College of Sports Medicine (ACSM desde 2003) e da Rede Mundial de Atividade Física e Ambiental (2011) e da Sociedade Japonesa de Educação Física, Saúde e Ciências do Desporto. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade São Judas Tadeu (USJT), desde 2009. Professor convidado do Programa de Mestrado em Fisiologia Clinica do Exercício ? Universidad Mayor ? Chile. Membro do CNPq (ad hoc) e da FAPESP (Ad hoc). Assessor do Conselho do Estado de Educação do Estado de São Paulo (desde 2009). Vencedor do Prêmio Literatura Esportiva do Ano oferecida pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015) e ganhador da Medalha da Educação Física delegada pelo Conselho Regional de Educação Física. Autor de 7 livros e 14 capítulos nas áreas do esporte, treinamento e atividade física e saúde.

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Publicado

02-08-2022

Como Citar

Garcia, A. B., Ferraz, A. de F., Monteiro, R. A. C., Andrade, E. L. de, & Figueira Junior, A. (2022). Estratégias metodológicas tradicionais nos Cadernos do Aluno: Uma análise dos conteúdos de Educação Física relacionados com a saúde na Rede Estadual de Ensino Público de São Paulo. Revista Sustinere, 10(1), 167–183. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.55894